Logo Passei Direto
Buscar
Sobre a abordagem diagnóstica à doença craniana, está incorreto afirmar:
a) Os distúrbios intracranianos que comumente causam sinais neurológicos são traumatismo externo, distúrbios vasculares (p. ex., hemorragia e infarto), anomalias congênitas (p. ex., hidrocefalia, lissencefalia, hipoplasia cerebelar), doenças inflamatórias infecciosas ou não (p. ex., encefalite), doenças degenerativas e tumores cerebrais primários ou metastáticos
b) Técnicas avançadas de neuroimagem (tomografia computadorizada [TC] ou ressonância magnética [RM]) e coleta e análise do líquor são necessárias para o diagnóstico caso a doença esteja restrita a um sítio intracraniano.
c) Quando a causa dos sinais neurológicos não é logo aparente, a presença de distúrbios metabólicos e manifestações sistêmicas de doenças infecciosas ou neoplásicas deve ser determinada por meio de exames clínico-patológicos, análise citológica de aspirados de linfonodos e massas, radiografias torácicas e abdominais e ultrassonografia abdominal.
d) A resolução de tecido mole da TC é muito melhor em comparação com a RM e, assim, a TC mostra-se a técnica de imagem preferida sempre que houver suspeita de lesões cerebrais. A TC é uma técnica mais rápida, barata e acessível em situações emergenciais, além de mostrar bem quaisquer lesões ósseas presentes.
User badge image
Desafios Para o Conhecimento

há 3 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar qual delas está incorreta: a) Esta afirmação lista corretamente os distúrbios intracranianos que podem causar sinais neurológicos, como traumatismos, distúrbios vasculares, anomalias congênitas, doenças inflamatórias, degenerativas e tumores. Portanto, essa afirmação está correta. b) Esta afirmação também está correta, pois realmente técnicas avançadas de neuroimagem e análise do líquor são necessárias para o diagnóstico em casos de doenças restritas ao sítio intracraniano. c) Esta afirmação é verdadeira, pois quando a causa dos sinais neurológicos não é aparente, é importante investigar distúrbios metabólicos e manifestações sistêmicas através de exames clínico-patológicos e outros métodos de imagem. d) Esta afirmação está incorreta. A resolução de tecido mole da ressonância magnética (RM) é geralmente superior à da tomografia computadorizada (TC) para a visualização de lesões cerebrais. Embora a TC seja mais rápida e acessível, não é sempre a técnica preferida para lesões cerebrais, especialmente quando se busca uma melhor definição de tecidos moles. Portanto, a alternativa incorreta é: d) A resolução de tecido mole da TC é muito melhor em comparação com a RM e, assim, a TC mostra-se a técnica de imagem preferida sempre que houver suspeita de lesões cerebrais.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material