Logo Passei Direto
Buscar
O período de chuvas está começando em várias regiões do país. A captação dessa água contribui para uma atividade pecuária mais sustentável, eficiente e rentável.
Sobre o dimensionamento de cisternas, assinale a alternativa correta:
A Devido ao abastecimento ser por água superficial, as perdas são irrelevantes e não fazem parte dos cálculos.
B O volume de precipitação a ser considerado nos cálculos deve ser adotado nos períodos de chuvas intensas.
C Uma das desvantagens das cisternas é a impossibilidade de instalá-las no nível do solo.
D Uma das vantagens das cisternas é por não ser necessário levar em consideração o número de consumidores.
E Quanto mais poroso o material da área de captação, menor será o coeficiente de escoamento superficial.
User badge image
Desenvolvendo com Questões

há 3 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta sobre o dimensionamento de cisternas: A) Devido ao abastecimento ser por água superficial, as perdas são irrelevantes e não fazem parte dos cálculos. - Esta afirmação é incorreta, pois as perdas de água, como evaporação e infiltração, devem ser consideradas nos cálculos. B) O volume de precipitação a ser considerado nos cálculos deve ser adotado nos períodos de chuvas intensas. - Esta afirmação é verdadeira, pois é importante considerar a precipitação média e os períodos de chuvas intensas para um dimensionamento adequado. C) Uma das desvantagens das cisternas é a impossibilidade de instalá-las no nível do solo. - Esta afirmação é falsa, pois cisternas podem ser instaladas no nível do solo, dependendo do projeto. D) Uma das vantagens das cisternas é por não ser necessário levar em consideração o número de consumidores. - Esta afirmação é incorreta, pois o número de consumidores é um fator importante para o dimensionamento das cisternas. E) Quanto mais poroso o material da área de captação, menor será o coeficiente de escoamento superficial. - Esta afirmação é falsa, pois materiais mais porosos tendem a ter maior infiltração e, portanto, podem reduzir o escoamento superficial. Após essa análise, a alternativa correta é: B) O volume de precipitação a ser considerado nos cálculos deve ser adotado nos períodos de chuvas intensas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A água destinada ao abastecimento humano (potabilidade) tem padrões diferentes da água utilizada para recreação (balneabilidade), bem como a água para a irrigação ou para a indústria. Os padrões de qualidade da água podem variar conforme os parâmetros analisados.
Sobre a dureza da água, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Confere cor avermelhada ou marrom e um sabor metálico à água.
( ) Pode ser resultante da solubilidade de alguns minerais, da entrada de água salgada ou de esgotos. Se estiver em concentração elevada, pode ter efeito laxativo e dar sabor salgado à água.
( ) É devido à presença de íons metálicos bivalentes que pode causar sabor desagradável e efeitos laxativos se presentes em quantidades elevadas.
( ) Reduz a formação de espumas do sabão, aumentando o consumo de água e dificulta a limpeza de diversos utensílios.
A F - F - V - V.
B F - V - V - F.
C V - V - F - F.
D V - F - V - F.

O saneamento básico é uma questão que ressoa também como preocupação mundial, fruto de crescente discussão nos foros internacionais. A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, da Organização das Nações Unidas (ONU), por meio dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e as respectivas metas fixadas, traz expressamente, entre eles, o debate acerca da água e saneamento (Objetivo n° 6). No Brasil, o saneamento básico ainda apresenta índices negativos alarmantes, especialmente por se tratar de um país com elevado grau de urbanização, cujo déficit atinge de forma direta a parcela da população mais carente, localizada nas periferias das cidades e nas áreas rurais. A ausência de uma rede adequada de saneamento surge, então, como um dos maiores e mais persistentes problemas socioambientais do Brasil, com consequências em vários setores, como saúde pública e meio ambiente.
Sobre os pilares e as metas do novo marco legal do saneamento, assinale a alternativa correta:
A As metas de universalização para 2033 é de 99% da população com acesso à água potável e coleta e tratamento de esgotos.
B As normas de referência são padronizações aplicadas ao nível estadual, ainda que existam normas de referência municipais.
C Não há incentivo à entrada do setor privado, considerando que a obrigatoriedade de todo o serviço é pelos órgãos públicos.
D O novo marco do saneamento desconsidera aspectos locais como parte da universalização, focando no atendimento ao saneamento básico.
E O novo marco do saneamento incentiva a consideração de aspectos regionais como forma de atingir a universalização.

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) é responsável pela implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos em todo o território nacional. Para acompanhar a qualidade das águas, no ano de 2013, foi lançada a Rede Nacional de Monitoramento de Qualidade das Águas (RNQA).
Sobre quem faz parte da composição da RNQA, assinale a alternativa CORRETA:
A Grupo de satélites de monitoramento do tempo ajustado para mediar a qualidade das águas.
B Empresas privadas de engarrafamento de água participantes nos programas governamentais de gestão das águas.
C Órgãos públicos municipais criados para cobrar taxas dos maus usuários da água.
D Grupo de pessoas especializadas na observação diária das condições ambientais das águas no Brasil.

Mais conteúdos dessa disciplina