Logo Passei Direto
Buscar
Desenhe uma espira circular em uma folha de papel. Segure sua caneta, com a ponta voltada para o papel e aproxime lentamente a caneta do papel. Imagine no presente exercício que a espira desenhada é uma espira real de cobre e que a ponta da caneta é o polo norte de um ímã. Você vê a folha de papel de cima, e a afirmação a seguir se refere ao seu ponto de vista como observador.
Enquanto o ímã imaginário está _____ surge uma corrente elétrica no sentido _____, e a espira se comporta como o polo _____ de um ímã.
Considerando a Lei de Faraday, a Lei de Lenz e a regra da mão direita.
descendo, horário, norte.
descendo, anti-horário, norte.
descendo, anti-horário, sul.
parado, horário, norte.
parado, anti-horário, sul.
User badge image
Questões para Estudantes

anteontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

anteontem

Para resolver essa questão, vamos considerar a Lei de Faraday e a Lei de Lenz. Quando um ímã se aproxima de uma espira de cobre, ocorre uma variação do fluxo magnético, o que induz uma corrente elétrica na espira. 1. Quando o ímã está descendo: A variação do fluxo magnético é negativa, pois o campo magnético do ímã está se aproximando da espira. 2. Sentido da corrente: De acordo com a regra da mão direita, se o polo norte do ímã está descendo, a corrente induzida na espira será no sentido anti-horário. 3. Comportamento da espira: A espira, ao gerar uma corrente no sentido anti-horário, se comporta como um polo sul, já que ela tenta se opor à aproximação do ímã (Lei de Lenz). Portanto, a resposta correta é: descendo, anti-horário, sul.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina