Logo Passei Direto
Buscar
Qual fase do ciclo do combustível o gás enriquecido é transformado em Dióxido de Urânio?
A Enriquecimento
B Conversão
C Reconversão
D Fabricação de Pastilha
E Mineração
User badge image
Exercícios Para o Conhecimento

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Para responder à sua pergunta, vamos analisar as fases do ciclo do combustível nuclear: A) Enriquecimento - Esta fase é onde o urânio é enriquecido para aumentar a proporção do isótopo U-235, mas não é onde ocorre a transformação em dióxido de urânio. B) Conversão - Esta é a fase em que o gás enriquecido (hexafluoreto de urânio, UF6) é convertido em dióxido de urânio (UO2), que é a forma utilizada para a fabricação de pastilhas de combustível. C) Reconversão - Esta fase refere-se ao processo de conversão de urânio usado de volta em formas utilizáveis, não à transformação inicial. D) Fabricação de Pastilha - Esta fase ocorre após a conversão, onde o dióxido de urânio é moldado em pastilhas, mas não é a fase de transformação. E) Mineração - Esta fase é a extração do urânio do solo, não relacionada à transformação do gás enriquecido. Portanto, a fase do ciclo do combustível em que o gás enriquecido é transformado em dióxido de urânio é: B) Conversão.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A respeito das funções das principais partes de uma usina hidrelétrica, assinale a afirmativa correta (Concurso: EPE, Banca: FGV, 2022 - Planejamento da Geração de Energia): A O vertedouro é responsável em levar a água até as turbinas. B A chaminé de equilíbrio é responsável pela atenuação das variações bruscas de pressões resultantes de transitórios hidráulicos. C A barragem tem como função principal a criação de uma reserva de água para os períodos de seca. D A turbina tem por função a geração de energia elétrica. E O canal de fuga é responsável em levar a água ao leito do rio, na situação de comportas abertas.

Usinas hidrelétricas a fio d'água não dispõem de reservatórios ou os têm em pequenas dimensões.
A opção pela construção desse tipo de usina, em detrimento de usinas hidrelétricas que possuem reservatório, implica redução na capacidade de armazenamento de energia do sistema elétrico em que estão conectadas. No contexto brasileiro,
A O desperdício de capacidade produtiva de energia a montante das usinas a fio d'água é perfeitamente reversível, o que torna dispensável o debate técnico e político para a decisão pela sua construção.
B A regularização da vazão de um curso de água é uma decisão que deve necessariamente englobar a dimensão socioambiental, resultando em uma escolha entre alternativas que precisam ficar definitivamente claras para a sociedade.
C A matriz de geração nacional tem forte predominância hidrotérmica e, portanto, quando há escassez de recursos hídricos, as usinas a fio d'água podem contribuir para reduzir a necessidade de uso de energia de fonte térmica, mais cara e mais poluidora que a hidrelétrica.
D As eólicas podem suprir a necessidade de armazenamento de energia, visto que se configuram como opção para a base da matriz elétrica nacional, e garantem acréscimo anual de energia compatível com as projeções de crescimento econômico.
E O crescimento do mercado consumidor de energia e a implantação de usinas a fio d'água podem contribuir para o aumento da confiabilidade do sistema, permitindo ao Operador Nacional do Sistema resguardar-se do gerenciamento anual dos estoques de água nas usinas.

Mais conteúdos dessa disciplina