Logo Passei Direto
Buscar
Leia o texto a seguir: Com o objetivo de uniformizar as práticas contábeis, a Secretaria do Tesouro Nacional (STN), em conjunto com o Grupo Técnico de Procedimentos Contábeis (GTCON), elaborou o Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP), adequado aos dispositivos legais vigentes, às Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (NBC T SP), aos padrões internacionais de Contabilidade do Setor Público e às regras e procedimentos de Estatísticas de Finanças Públicas reconhecidas por organismos internacionais.
Com base nos registros contábeis dos atos e dos fatos administrativos e em sua relação com os sistemas de contas, avalie as afirmações a seguir:
I – A aquisição de bens adquiridos à vista ocasiona registro no sistema patrimonial, sendo o débito no valor do bem e o crédito em variação patrimonial diminutiva.
II – A arrecadação de impostos ocasiona registro no sistema orçamentário, gerando um débito na conta caixa e equivalentes de caixa e um crédito na conta de receita realizada.
III – O recebimento de bem em doação ocasiona registro no sistema patrimonial, com débito em ativo imobilizado e crédito em variação patrimonial aumentativa.
I e II, apenas.
II, apenas.
I e III, apenas.
III, apenas.
I, apenas.
User badge image
EmpreendedorismoInovador

há 7 horas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 horas

Vamos analisar cada uma das afirmações: I – A aquisição de bens adquiridos à vista ocasiona registro no sistema patrimonial, sendo o débito no valor do bem e o crédito em variação patrimonial diminutiva. Verdadeiro, pois a aquisição de bens aumenta o ativo e a variação patrimonial diminui, refletindo a saída de recursos. II – A arrecadação de impostos ocasiona registro no sistema orçamentário, gerando um débito na conta caixa e equivalentes de caixa e um crédito na conta de receita realizada. Verdadeiro, a arrecadação de impostos aumenta o caixa e reconhece a receita. III – O recebimento de bem em doação ocasiona registro no sistema patrimonial, com débito em ativo imobilizado e crédito em variação patrimonial aumentativa. Verdadeiro, pois a doação de bens aumenta o ativo e gera uma variação patrimonial aumentativa. Agora, vamos verificar quais itens são verdadeiros: - I é verdadeiro. - II é verdadeiro. - III é verdadeiro. Portanto, a alternativa correta que contém todos os itens verdadeiros é: I, II e III. No entanto, como essa opção não está disponível, a alternativa que contém os itens verdadeiros é: I e III, apenas. Assim, a resposta correta é: I e III, apenas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia o texto a seguir: No setor público, o regime orçamentário reconhece a despesa orçamentária no exercício financeiro da emissão do empenho e a receita orçamentária pela arrecadação, de acordo com a Lei no 4.320/64: Art. 35. Pertencem ao exercício financeiro: I – as receitas nele arrecadadas; II – as despesas nele legalmente empenhadas. Entretanto, a ótica implementada pela Lei no 4.320/1964 não é suficiente para a correta mensuração, avaliação e registro dos fatos contábeis do setor público. A Contabilidade Aplicada ao Setor Público, assim como qualquer outro ramo da ciência contábil, obedece aos princípios de contabilidade. Dessa forma, aplica-se o regime da competência em sua integralidade, ou seja, os efeitos das transações e outros eventos sobre o patrimônio são reconhecidos quando ocorrem, independentemente de recebimento ou pagamento.
Com base nos estágios de realização da despesa e nas exigências da Contabilidade Pública, considere como exemplo Despesa com Pessoal para análise as afirmacoes a seguir:
I – Na fase de fixação da despesa, o lançamento se dá somente no subsistema orçamentário.
II – Na fase de empenho da despesa, o lançamento se dá nos subsistemas patrimonial e de orçamentário.
III– Na fase de liquidação da despesa, o lançamento se dá nos subsistemas orçamentário, patrimonial e de controle.
IV – Na fase de pagamento da despesa, o lançamento se dá nos três subsistemas: orçamentário, patrimonial e controle.
I, III e IV, apenas.
III e IV, apenas.
I e II, apenas.
II e IV, apenas.
I, II e III, apenas.

Mais conteúdos dessa disciplina