O fenômeno da feminização da velhice mostra a contradição entre a maior longevidade das mulheres e suas condições de vida. Embora vivam mais que os homens, as mulheres acumulam, ao longo do curso de vida, múltiplas camadas de desigualdades. Considerando os conteúdos debatidos na Aula 1, identifique a alternativa que melhor expressa os fatores que incidem sobre o envelhecimento da mulher no contexto brasileiro e latino-americano.
a.
A resiliência biológica da mulher, sendo o envelhecimento, nesse caso, reflexo das fortalezas da juventude.
b.
A histórica inserção no mercado de trabalho formal, o que lhes garantiu maior estabilidade previdenciária e proteção na velhice.
c.
Precariedade das políticas e reforço a opressões de gênero, raça, classe, orientação sexual com incidência de deficiências estruturais ao longo do curso de vida.
d.
As conquistas legais no campo da saúde e da seguridade social nas últimas décadas têm garantido às mulheres uma velhice protegida, com menor incidência de violências e desigualdades.
e.
Eficácia das políticas públicas de inclusão e equidade de gênero implementadas para população feminina.
Ed
há 2 meses
Para responder à sua pergunta sobre os fatores que incidem sobre o envelhecimento da mulher no contexto brasileiro e latino-americano, vamos analisar cada uma das alternativas: a) A resiliência biológica da mulher, sendo o envelhecimento, nesse caso, reflexo das fortalezas da juventude. - Essa opção não aborda as desigualdades e condições de vida que afetam as mulheres idosas. b) A histórica inserção no mercado de trabalho formal, o que lhes garantiu maior estabilidade previdenciária e proteção na velhice. - Embora a inserção no mercado de trabalho seja importante, muitas mulheres ainda enfrentam desigualdades nesse aspecto. c) Precariedade das políticas e reforço a opressões de gênero, raça, classe, orientação sexual com incidência de deficiências estruturais ao longo do curso de vida. - Esta opção aborda diretamente as desigualdades e as condições adversas que as mulheres enfrentam ao longo da vida, refletindo a realidade do envelhecimento feminino. d) As conquistas legais no campo da saúde e da seguridade social nas últimas décadas têm garantido às mulheres uma velhice protegida, com menor incidência de violências e desigualdades. - Embora as conquistas sejam relevantes, a realidade ainda mostra que muitas mulheres não têm acesso a essas proteções. e) Eficácia das políticas públicas de inclusão e equidade de gênero implementadas para população feminina. - Embora as políticas públicas sejam importantes, a eficácia delas pode variar e não necessariamente garante a equidade. A alternativa que melhor expressa os fatores que incidem sobre o envelhecimento da mulher, considerando as desigualdades e condições de vida, é: c) Precariedade das políticas e reforço a opressões de gênero, raça, classe, orientação sexual com incidência de deficiências estruturais ao longo do curso de vida.