Logo Passei Direto
Buscar
As questões teóricas e conflitos entre a práxis da psicologia e atividades místicas ou religiosas sempre foram campo de muitos debates e pesquisas, seja em função de posturas mais radicais em termos de cientificismo ou posturas mais inclusivas do fenômeno religioso pela psicologia científica; ou por atividades ingênuas e crédulas que remetem ao pensamento mágico infantil. Estas oscilações de foco criam um movimento pendular e enantiodrômico.
Tendo em vista algumas das noções sobre religião, associe os itens, utilizando o código a seguir:
( ) A origem da religião estava relacionada com os processos emocionais. Inclusive, a psicologia poderia contribuir para desvendar mistérios psicológicos da religião.
( ) Para ele, o termo religião tem origem em religare, ou seja, 'religar' os seres humanos a Deus.
( ) Religio deriva de religere, ou seja, 'reeleger'. Portanto, por meio da religião, a humanidade reelegia de novo a Deus, do qual se tinha separado.
A III - II - I.
B II - I - III.
C I - III - II.
D I - II - III.
User badge image
Aprendendo com Desafios

há 5 dias

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 dias

Vamos analisar cada item e suas correspondências: 1. A origem da religião estava relacionada com os processos emocionais. Inclusive, a psicologia poderia contribuir para desvendar mistérios psicológicos da religião. 2. Para ele, o termo religião tem origem em religare, ou seja, 'religar' os seres humanos a Deus. 3. Religio deriva de religere, ou seja, 'reeleger'. Portanto, por meio da religião, a humanidade reelegia de novo a Deus, do qual se tinha separado. Agora, vamos correlacionar os itens: - O primeiro item (I) fala sobre a relação entre religião e processos emocionais, o que é uma perspectiva psicológica. - O segundo item (II) refere-se à etimologia do termo "religião" como "religar", que é uma interpretação comum. - O terceiro item (III) fala sobre a etimologia de "religio" como "reeleger", que também é uma interpretação válida. Analisando as opções: A) III - II - I: Não está correta, pois a sequência não faz sentido. B) II - I - III: Não está correta, pois a sequência não faz sentido. C) I - III - II: Não está correta, pois a sequência não faz sentido. D) I - II - III: Esta sequência faz sentido, pois começa com a relação emocional, depois a etimologia de "religar" e finaliza com "reeleger". Portanto, a alternativa correta é: D) I - II - III.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

William James (1842-1910) é um dos principais personagens do cenário intelectual do final do século XIX e início do século XX. Ele é uma figura central na história tanto da psicologia quanto da filosofia. É necessário esclarecer que a partir de 1890, James expandiu a sua noção de psicologia passando a abranger mais aspectos psíquicos do que vinha fazendo até ali.
A respeito de William James, assinale a alternativa CORRETA:
A Defendia que a psicologia deveria se aproximar de doutrinas metafísicas.
B Pai da psicologia racionalista, era publicamente crítico da psicologia funcional.
C Suas pesquisas mais famosas promoviam o conceito do ego transcendental.
D Se opunha ao envolvimento da psicologia com a metafísica.

Em certo sentido, Wundt se mantém fiel à tradição filosófica e utiliza o paralelismo psicofísico para sustentar a irredutibilidade do mental ao físico. Como a experiência, segundo ele, pode ser conhecida a partir de duas perspectivas distintas (objetiva e subjetiva), é possível que certas partes da experiência mediata possam ter uma correspondência direta com partes da experiência imediata.
Acerca de Wundt, assinale a alternativa CORRETA:
A Defendia que a psicologia empírica é psicologia fisiológica, aproximando-se das ciências da natureza.
B Era totalmente contrário aos estudos sobre religião, por parte de pesquisadores da psicologia.
C Difundiu um movimento para que a psicologia científica se associasse com as áreas da metafísica.
D A psicologia é uma ciência objetiva cujo objeto de estudo é o comportamento humano que pode ser observado e mensurado.

De acordo com Baptista (2003, p. 116) '[...] a história filosófica deve ser completada pela história científica, a qual, longe de se apoiar na primeira deve ser estabelecida por método inteiramente oposto. Em outras palavras, deve-se estudar os pré-socráticos, partindo da definição de que suas propostas constituem de fato hipóteses científicas e não princípios filosóficos'.
Tendo em vista os filósofos pré-socráticos (século VI a.C.), classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Especulavam sobre a constituição do cosmos (universo), inspirados pelo legado deixado por Sócrates.
( ) Buscavam reduzir o universo a elementos mais simples, já que acreditavam na complexidade como aparência e na simplicidade como essência.
( ) Afirmavam que os princípios que regulam a organização do mundo também atuam sobre a existência humana.
A F - V - V.
B V - F - V.
C F - F - V.
D V - V - F.

A psicologia humanista, assim como vários dos principais representantes do cognitivismo, cerra fileiras com a tradição kantiana e considera o ser humano como autoconsciente, auto-orientado e criativo, em suma, possuidor de autonomia.
Com o foco sobre o pensamento de Kant, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O filósofo moderno Immanuel Kant, no século XVIII, elaborou uma crítica ao racionalismo e ao empirismo. O último fim da filosofia é que o homem se conheça. O objeto supremo da metafísica é a pessoa humana.
( ) A partir do pensamento kantiano, a questão sobre o ser humano se torna central em toda premissa lógica, isto é, o ápice de todo discurso filosófico se dará na razão pura.
( ) Para Kant, as questões últimas da filosofia são as seguintes: 'que posso saber?', voltada à metafísica; 'que devo fazer?', à moral; 'que devo esperar?', à religião; e 'que é o homem?', à antropologia.
A F - V - F.
B F - F - V.
C V - F - F.
D V - F - V.

Mais conteúdos dessa disciplina