Logo Passei Direto
Buscar
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), existem cerca de 200 vacinas contra a covid-19 em estudo, sendo que mais de 90 destas já chegaram à fase de experimentação em humanos (estudos clínicos) e 14 imunizantes estão aprovados ao redor do mundo. Atualmente, o desenvolvimento das vacinas se concentra em cinco diferentes tecnologias:
Faça a correta correlação entre o tipo de tecnologia associada a qual vacina produzida e marque a alternativa CORRETA:
1.(__) Vacinas de vírus inativados ('mortos') ou atenuados ('enfraquecidos'): métodos tradicionais, que utilizam o próprio vírus para estimular o corpo a produzir a resposta imunológica.
2.(__) Vacinas de vetor viral: utilizam outro vírus, que é geneticamente modificado para produzir proteínas virais no corpo e provocar uma resposta imunológica, sem causar a doença.
3.(__) Vacinas de RNA e DNA: são vacinas que possuem RNA ou DNA geneticamente modificado do vírus para gerar uma proteína. Esta, ao entrar em contato com o organismo, é capaz de produzir resposta imunológica de forma segura.
4.(__) Vacinas de vetores de adenovírus: fazem uso do vírus comum da gripe modificado para transportar uma proteína do Sars-CoV-2, que foi retirada do código genético e colocada dentro do adenovírus.
3.A, 2.C, 5.1, 4.B.
1.A, 2.B, 3.C, 4.D.
2.A, 3.B, 4.C, 1.D.
2.A, 4.B, 1.C, 3.D.
1.B, 2.C, 3.D, 4.A.
User badge image
Aprendendo com Desafios

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar cada uma das tecnologias de vacinas e suas correlações: 1. Vacinas de vírus inativados ou atenuados: Essas vacinas utilizam o próprio vírus, que pode estar morto ou enfraquecido, para estimular a resposta imunológica. Geralmente, são associadas a vacinas tradicionais, como a da gripe (A). 2. Vacinas de vetor viral: Utilizam um vírus diferente, que é modificado para carregar material genético do vírus alvo, sem causar a doença. Um exemplo é a vacina da AstraZeneca, que usa um vetor viral (B). 3. Vacinas de RNA e DNA: Essas vacinas introduzem material genético (RNA ou DNA) que codifica uma proteína do vírus, levando à produção de uma resposta imunológica. Exemplos incluem as vacinas da Pfizer e Moderna (C). 4. Vacinas de vetores de adenovírus: Utilizam um adenovírus modificado para transportar uma proteína do Sars-CoV-2. Um exemplo é a vacina da Johnson & Johnson (D). Agora, vamos analisar as alternativas: - 1.A, 2.B, 3.C, 4.D. (Correta) - 2.A, 3.B, 4.C, 1.D. (Incorreta) - 2.A, 4.B, 1.C, 3.D. (Incorreta) - 1.B, 2.C, 3.D, 4.A. (Incorreta) A alternativa correta é: 1.A, 2.B, 3.C, 4.D.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A síndrome de linfo-histiocitose hemofagocítica (HLH) caracteriza-se por um processo inflamatório sistêmico com ativação, proliferação e infiltração excessiva de macrófagos e linfócitos para diversos órgãos, é associada à produção elevada e sustentada de citocinas pró-inflamatórias.
De acordo com o texto acima, assinale a alternativa que contenha as células do sistema imunológico em que há defeito na secreção desses grânulos e consequente falta de controle nas infecções de certos tipos de micro-organismos.
Neutrófilos e Macrófagos.
Células NK e linfócitos TCD8+.
Mastócitos e Neutrófilos.
Linfócitos TCD4+ e linfócitos TCD8+.
Células NK e Linfócitos TCD4+.

Assinale a alternativa que corresponde às características relacionadas ao processo inflamatório: Vasoconstrição. Aderência diminuída dos leucócitos às paredes dos vasos sanguíneos. Diminuição do fluxo sanguíneo para o tecido. Dificuldade de mobilidade dos leucócitos circulantes dos vasos sanguíneos para os tecidos. Aumento da permeabilidade dos vasos sanguíneos aos fluidos e proteínas plasmáticas.

Se uma cobra pica um indivíduo, é fundamental procurar ajuda médica imediata. Isso se deve ao fato de que algumas espécies produzem venenos tão poderosos que podem levar a pessoa a óbito.
Diante do texto analise as alternativas abaixo e marque aquela que indica corretamente o motivo pelo qual os médicos fazem uso de soro em vez de vacina para tratar o problema.
Em caso de picada de cobra, o soro é usado porque garante uma imunização ativa do paciente.
O soro deve ser usado por ser mais rápido, mas a vacina deve ser aplicada em seguida.
O soro deve ser usado apenas quando uma vacina não está disponível para uso.
O soro é usado para tratar picada de cobra, pois garante que o corpo produza anticorpos contra o veneno nele injetado.
O soro deve ser aplicado porque possui anticorpos já prontos contra o antígeno, garantindo, assim, uma resposta mais rápida.

Assinale a alternativa correta em relação aos tipos de vacinas.
As vacinas feitas de vetores virais são vacinas extremamente seguras.
As vacinas feitas a partir de vírus vivos atenuados ou mortos são geralmente menos efetivas devido a indução de imunidade pouco duradoura.
As vacinas de bactérias vivas atenuadas ou mortas são utilizadas como adjuvantes e são constituídas de antígenos purificados.
Quando inoculadas no indivíduo, as vacinas de DNA feitas através de plasmídeos, não induzem respostas celulares contra antígenos.
Para combater doenças causadas por bactérias encapsuladas são utilizadas vacinas conjugadas.

Citocinas e quimiocinas são mediadores solúveis envolvidos em vários processos das respostas inata e adquirida.
Analise as assertivas a seguir:
I. As citocinas atuam somente de forma autócrina.
II Algumas citocinas são produzidas por mais de um tipo celular.
III. Tem funções similares, funções sobrepostas (uma citocina estimula a produção de outra) e podem funcionar de forma singular.
IV. As quimiocinas são mediadores lipídicos que atuam na vasodilatação e quimiotaxia dos leucócitos.
I, II e IV.
II e IV.
I, II e III.
III e IV.
II e III.

A resposta imunológica celular envolve função efetora das células T.
Com relação a este tipo de resposta, assinale a alternativa correta:
As células T não conseguem se diferenciar em células de memória.
A resposta imunológica celular é incapaz de realizar defesa a microrganismos extracelulares.
As células T virgens ao reconhecerem e serem coestimuladas por antígenos, iniciam os processos de proliferação, diferenciação e função efetora.
As células T CD4++ possuem a função de destruir as células que produzem antígenos microbianos citoplasmáticos.
As integrinas são exemplos de coestimuladores que se localizam no interior das células apresentadoras de antígenos.

Mais conteúdos dessa disciplina