Logo Passei Direto
Buscar
Com base no texto, identifique a alternativa que corresponde a um dos princípios da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (PNAISC):
A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (PNAISC) visa promover a saúde infantil e o aleitamento materno de maneira abrangente, com o objetivo de diminuir a morbimortalidade e assegurar uma boa qualidade de vida para as crianças.
A O direito à vida e à saúde.
B A gestão e controle social somente estadual.
C A transversalidade, autonomia e protagonismo dos sujeitos.
D A prioridade absoluta do adulto.
E A clínica ampliada.
User badge image
Praticando Para Aprender

há 3 dias

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 dias

Para identificar a alternativa que corresponde a um dos princípios da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (PNAISC), vamos analisar cada uma das opções: A) O direito à vida e à saúde. - Este é um princípio fundamental em políticas de saúde, especialmente voltadas para crianças, que prioriza a proteção e promoção da saúde. B) A gestão e controle social somente estadual. - Essa opção é restritiva e não reflete a abordagem ampla e integrada que a PNAISC busca. C) A transversalidade, autonomia e protagonismo dos sujeitos. - Embora importante, essa opção não é um princípio central da PNAISC. D) A prioridade absoluta do adulto. - Esta opção é contrária ao foco da PNAISC, que prioriza a saúde da criança. E) A clínica ampliada. - Este conceito é relevante, mas não é um princípio específico da PNAISC. Diante da análise, a alternativa que melhor corresponde a um dos princípios da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança é: A) O direito à vida e à saúde.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Amamentar é muito mais do que nutrir a criança, é um processo que envolve interação profunda entre mãe e filho, além de promover inúmeros benefícios para ambos. Para a mãe, o AM reduz a probabilidade de ocorrência de câncer de mama, proporciona maior espaçamento entre os partos e auxilia na involução uterina, com consequente diminuição do sangramento pós-parto. [...] O aleitamento materno pode influenciar o desenvolvimento da sensibilidade materna e uma mãe sensível tende a identificar, interpretar e responder aos sinais de seu bebê prontamente e apropriadamente, levando a maior probabilidade da criança desenvolver um apego seguro à mãe. Este apego seguro é de suma importância para o desenvolvimento de crianças emocionalmente positivas, menos agressivas, mais autoconfiantes, competentes socialmente e cooperativas.
Com base no exposto, analise as afirmativas sobre Aleitamento Materno:
I. O aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses protege o bebê contra infecções gastrointestinais.
II. A amamentação deve ser ensinada corretamente desde o pré-natal até o pós-parto, com apoio dos profissionais de saúde, como enfermeiros nas maternidades.
III. O leite materno pode ser oferecido até os dois anos de idade ou mais, variando conforme o lactente e a genitora, enquanto a fórmula láctea requer avaliação médica e orientação para uso em casa.
IV. A pega correta inclui posicionar o bebê próximo ao corpo da mãe, com a cabeça voltada para o peito e o nariz alinhado ao mamilo, iniciando a sucção quando o bebê abre bem a boca para evitar fissuras.
A III e IV, apenas.
B II e IV, apenas.
C I, apenas.
D I, II e III, apenas.
E I, II, III e IV.

A população infantil é um grupo prioritário para uma série de políticas sociais e de saúde, haja vista sua vulnerabilidade aos efeitos da pobreza e da falta de acesso a serviços básicos, como os de saúde, trazendo à tona a importância de estratégias que visam mitigá-los. Desigualdades sociais na saúde das crianças configuram-se um problema global, sendo muitos dos desfechos adversos concentrados em países de baixa e média renda. [...] No Brasil, foi possível observar importante redução na mortalidade infantil nas últimas décadas e esses resultados têm sido atribuídos à uma série de fatores, incluindo a melhoria nas condições socioeconômicas por meio da criação de programas de transferência condicionada de renda para famílias mais pobres, a ampliação do acesso à Atenção Primária à Saúde (APS) e os avanços na qualidade dos serviços de saúde.
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A desnutrição infantil no Brasil, vinculada à falta de alimentos nos lares das crianças, persiste como um desafio crítico de saúde pública, resultando em doenças como raquitismo e beribéri.
II. A falta de moradia adequada e de condições básicas de saneamento no Brasil, resultam na propagação de doenças oportunistas como esquistossomose, malária, hepatite e cólera.
A As asserções I e II são falsas.
B A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
C As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
D A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
E As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Mais conteúdos dessa disciplina