Logo Passei Direto
Buscar

Biologia

Outros
Os gases denominados simplificadamente como FREON ou CFCs (clorofluorcarbonos), principalmente CF2Cl2 e CFCl3, usados em refrigeradores e aparelhos de ar condicionado e como propelente em aerossóis, liberam cloro sob a ação da radiação ultravioleta (UV).
Se esta redução não for controlada, podemos prever, como consequência imediata do aumento da radiação UV:
a) a redução da taxa de O2 na atmosfera.
b) o aumento do efeito estufa.
c) o aumento da precipitação de chuva ácida.
d) o aumento da taxa de mutações.
e) a redução das calotas polares por aquecimento da água.
User badge image
Aprendendo Através de Exercícios

anteontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

anteontem

Para responder a essa pergunta, precisamos entender os efeitos dos CFCs (clorofluorcarbonos) na atmosfera, especialmente em relação à radiação ultravioleta (UV). Os CFCs são conhecidos por causar a destruição da camada de ozônio, que protege a Terra da radiação UV. Analisando as alternativas: a) A redução da taxa de O2 na atmosfera - Embora a destruição do ozônio possa ter efeitos indiretos na fotossíntese, essa não é a consequência imediata do aumento da radiação UV. b) O aumento do efeito estufa - Os CFCs não são os principais responsáveis pelo efeito estufa, que é mais associado ao CO2 e outros gases. c) O aumento da precipitação de chuva ácida - A chuva ácida é mais relacionada a poluentes como SO2 e NOx, não diretamente à radiação UV. d) O aumento da taxa de mutações - A radiação UV pode causar mutações no DNA, então essa alternativa é uma consequência direta do aumento da radiação UV. e) A redução das calotas polares por aquecimento da água - Isso está mais relacionado ao aquecimento global e não diretamente à radiação UV. Dessa forma, a alternativa que melhor representa a consequência imediata do aumento da radiação UV devido à liberação de cloro pelos CFCs é: d) o aumento da taxa de mutações.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Segundo os dados apresentados e seus conhecimentos, é possível afirmar que, no Brasil,
a) a agropecuária é a atividade econômica com maior emissão na forma de gás metano, resultante do processo fermentativo da digestão celulósica nos ruminantes.
b) os resíduos agrícolas têm pouca contribuição no total emitido à atmosfera na forma de cloretos e sulfetos originados de seu intemperismo, com baixos teores de carbono.
c) os processos industriais contribuem com emissões significativas de GEE na forma de gás metano, resultante da atividade microbiana sobre os compostos nitrogenados.
d) as mudanças no uso da terra, em que há a substituição de florestas por áreas cultivadas, respondem por cerca de metade da emissão de GEE a partir de bactérias e fungos.
e) o setor de energia é um grande emissor de GEE na forma de óxido nítrico, metano e dióxido de carbono, resultantes de todos os processos de geração de energia.

No que diz respeito ao efeito estufa, é correto afirmar que é um fenômeno
A) por meio do qual toda a radiação solar que incide no planeta Terra é absorvida pela superfície terrestre e pelos oceanos.
B) responsável pelo resfriamento do planeta Terra, sem o qual não haveria a vida como a conhecemos.
C) no qual parte da radiação infravermelha refletida pela superfície terrestre é absorvida por gases atmosféricos e irradiada de volta para a superfície.
D) intensificado pelo aumento do desmatamento, que aumenta a quantidade de CO2 na atmosfera e faz com que a temperatura do planeta diminua.

A compreensão dos ciclos da matéria nos ecossistemas do planeta permite que o ser humano formule as melhores soluções para impactos ambientais cada vez mais preocupantes.
Na natureza, o desequilíbrio verificado no ciclo do elemento carbono relaciona-se
(A) ao efeito acumulativo de poluentes ao longo das cadeias alimentares.
(B) à intensificação do efeito estufa.
(C) à degradação da camada de ozônio na atmosfera.
(D) à eutrofização dos ambientes aquáticos.
(E) à inversão térmica nas grandes cidades.

Mais conteúdos dessa disciplina