Logo Passei Direto
Buscar

Engenharia de Produção

Colégio Objetivo
Conhecer as interações farmacológicas pelo modo e sítio em que ocorrem permite predizer, identificar e evitar seu surgimento. Assim, elas podem ser classificadas como interações farmacodinâmicas ou farmacocinéticas, quando ocorrem in vivo e incompatibilidade (ou interação farmacêutica) quando in vitro.
Em relação as interações medicamentosas, assinale a correta:
As interações farmacodinâmicas ocorrem quando um fármaco modifica o processo pelo qual outro é absorvido, distribuído, biotransformado ou excretado.
Os nutrientes podem modificar os efeitos dos fármacos por interferirem em processos farmacodinâmicos, como potência e eficácia, acarretando prejuízo terapêutico.
As interações farmacocinéticas ocorrem in vitro, isto é, antes da administração dos fármacos no organismo, quando se misturam dois ou mais fármacos em uma mesma seringa, equipo ou outro recipiente.
As interações farmacodinâmicas podem ser benéficas e úteis, como na prescrição de anti-hipertensivos e diuréticos, em que o diurético aumenta o efeito do anti-hipertensivo ou reduz seus efeitos adversos.
As interações farmacocinéticas são aquelas em que os efeitos de um fármaco são alterados pela presença do outro no seu sítio de ação ou no mesmo sistema fisiológico; induzem mudança na resposta do paciente a outro fármaco.
User badge image
Estudando com Questões

anteontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

anteontem

Parece que sua pergunta está relacionada a interações farmacológicas, mas não se encaixa no meu foco de Engenharia de Produção. Se você tiver alguma dúvida específica sobre Engenharia de Produção, ficarei feliz em ajudar!

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Quando dois ou mais medicamentos são administrados concomitantemente a um paciente, eles podem agir de forma independente entre si, ou podem propiciar aumento ou diminuição de efeito terapêutico ou de efeito tóxico. As interações farmacodinâmicas são aquelas em que os efeitos de um fármaco são alterados pela presença de outro no seu sítio de ação ou no mesmo sistema fisiológico.
Considerando as interações farmacodinâmicas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Observamos a ocorrência do antagonismo farmacológico durante a utilização combinada de um antagonista colinérgico e do agonista adrenérgico produzindo um efeito broncodilatador no sistema respiratório.
II. Os antagonistas colinérgicos, como o ipratrópio, bloqueiam os receptores de acetilcolina nos músculos lisos dos brônquios, inibindo contrações musculares e resultando em broncodilatação. Por outro lado, os agonistas adrenérgicos, como o salbutamol, estimulam os receptores adrenérgicos beta-2, levando ao relaxamento dos músculos lisos dos brônquios e, consequentemente, à dilatação das vias aéreas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.

Mais conteúdos dessa disciplina