Logo Passei Direto
Buscar
Assinale a alternativa que não corresponde às características de instâncias participativas de cogestão Estado-sociedade:
A. ( ) Podem ser considerados canais de participação que contribuem para mobilizar e articular a atuação da sociedade civil na gestão das políticas públicas.
B. ( ) São considerados espaços de participação social dependentes da representação política tradicional tendo uma configuração única quanto ao formato e as regras de participação.
C. ( ) Promovem uma nova governança democrática, com a inclusão de diversos atores sociais no processo de tomada de decisão, antes restrito aos dirigentes políticos.
D. ( ) Permitem que as decisões políticas sejam fruto de uma deliberação pública ampliada, na qual um número maior de demandas e propostas pode se fazer ouvir e representar.
E. ( ) Favorecem a ampliação da política, seja por questionar a unilateralidade do Estado na tomada de decisões, seja por questionar a prevalência dos interesses de grupos privilegiados.
User badge image
PublicoGestor

há 3 dias

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 dias

Para identificar a alternativa que não corresponde às características de instâncias participativas de cogestão Estado-sociedade, vamos analisar cada uma delas: A. ( ) Podem ser considerados canais de participação que contribuem para mobilizar e articular a atuação da sociedade civil na gestão das políticas públicas. - Esta alternativa está correta, pois reflete uma característica das instâncias participativas. B. ( ) São considerados espaços de participação social dependentes da representação política tradicional tendo uma configuração única quanto ao formato e as regras de participação. - Esta alternativa é problemática, pois as instâncias participativas não devem ser dependentes da representação política tradicional e geralmente têm formatos variados. Portanto, esta é uma característica que não corresponde. C. ( ) Promovem uma nova governança democrática, com a inclusão de diversos atores sociais no processo de tomada de decisão, antes restrito aos dirigentes políticos. - Esta alternativa está correta e reflete uma característica das instâncias participativas. D. ( ) Permitem que as decisões políticas sejam fruto de uma deliberação pública ampliada, na qual um número maior de demandas e propostas pode se fazer ouvir e representar. - Esta alternativa também está correta e corresponde às características das instâncias participativas. E. ( ) Favorecem a ampliação da política, seja por questionar a unilateralidade do Estado na tomada de decisões, seja por questionar a prevalência dos interesses de grupos privilegiados. - Esta alternativa está correta e reflete uma característica das instâncias participativas. Portanto, a alternativa que não corresponde às características de instâncias participativas de cogestão Estado-sociedade é: B.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Durante a primeira metade dos anos 80, com o fim do Regime Militar e o início do governo Sarney, pode-se dizer que ocorreu uma tentativa de direcionar ações que promovessem uma mudança administrativa no país.
Sobre isso, assinale a sentença que não expressa as características dessa tentativa de mudança:
A. ( ) Devido ao momento de crise econômico-financeira, a necessidade evidenciada pelo governo de José Sarney já apontava para um modelo de administração menos normativa, mais ágil e eficiente.
B. ( ) Propostas de reorganização da máquina administrativa consideraram abordagens formais e pautadas, dentre as quais pode-se destacar: a redefinição do papel do Estado nas três esferas de governo e as ações destinadas ao funcionamento da Administração Pública e à racionalização das estruturas administrativas.
C. ( ) O programa de reforma do governo lançado em 1986 continha como objetivos: racionalizar as estruturas administrativas, formular a política de recursos humanos e conter os gastos públicos.
D. ( ) Pode-se dizer que, assim como prometido pelo governo Sarney, teve êxito a reforma da Administração Pública com perspectiva ampla e modernizadora visando ao fortalecimento da administração direta e indireta.
E. ( ) Neste período, como parte da política de valorização da função pública e de renovação de quadros no serviço público, foi criada a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) com o intuito de formar novos dirigentes para atuar no Estado.

Mais conteúdos dessa disciplina