A Anvisa é o órgão que estabelece quais as informações devem constar nos rótulos dos alimentos, visando garantir a qualidade do produto e a saúde da população. As regras são importantes para que as empresas forneçam à população dados que ajudem na hora da escolha do produto. Lista de ingredientes, prazo de validade e informações nutricionais estão entre os itens obrigatórios nos rótulos, assim como a medida caseira, que é como o consumidor mede os alimentos (fatias, xícaras, colheres, etc). Especificamente com relação à lista de ingredientes, esta deve ser em ordem decrescente dos ingredientes.
ANVISA. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Rotulagem nutricional obrigatória: manual de orientação às indústrias de Alimentos - 2º Versão. – Universidade de Brasília – Brasília, 2005, 44p.
Analise a lista de ingrediente:
Lista de ingrediente: farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico, açúcar, gordura vegetal, cacau em pó, açúcar invertido, farinha de rosca, carbonato de cálcio, soro de leite, licor de cacau, amido, sal e vitaminas.
À partir da lista de ingredientes, podemos inferir que:
Selecione uma alternativa:
a)
As vitaminas estão presentes em maior quantidade.
b)
O ferro é mineral em maior quantidade,
c)
Esse alimento é integral.
d)
A farinha de trigo enriquecido com ferro e ácido fólico é o ingrediente em maior quantidade.
e)
O açúcar e o sal estão em quantidades iguais.
Ed
há 3 meses
A partir da lista de ingredientes apresentada, podemos inferir que a alternativa correta é: d) A farinha de trigo enriquecido com ferro e ácido fólico é o ingrediente em maior quantidade. Isso se deve ao fato de que a lista de ingredientes deve ser apresentada em ordem decrescente, ou seja, o primeiro ingrediente listado é o que está presente em maior quantidade no produto.
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade