Logo Passei Direto
Buscar
Drawback é um regime aduaneiro especial cujo objetivo é incentivar as exportações e acontece no momento da importação ou aquisição no mercado doméstico de insumos desonerado de impostos (matérias-primas, peças, componentes que vão integrar produtos destinados à exportação) (Decreto nº 6.759/2009, art.383 redação dada pelo Decreto nº 8.010/2013).
Deste modo, na modalidade de drawback suspensão são permitidos a concessão das seguintes operações especiais segundo a Portaria SECEX nº 23/2011, art.69, I, II:
I. Drawback para embarcação.
II. Drawback para fornecimento no mercado interno.
III. Drawback integrado tecnólogo.
IV. Drawback inviável ao exportador.
a. Apenas III e IV são verdadeiras.
b. Apenas I e II são verdadeiras.
c. Apenas I, II, III, IV e V estão corretas.
d. Apenas I e IV são verdadeiras.
e. Apenas II é verdadeira.
User badge image
Aprimorando com Questões

ontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ontem

Vamos analisar cada uma das afirmativas sobre o regime de drawback: I. Drawback para embarcação. - Verdadeira, pois o drawback pode ser aplicado a embarcações que utilizam insumos isentos de impostos para exportação. II. Drawback para fornecimento no mercado interno. - Falsa, pois o drawback é voltado para exportações e não para fornecimento no mercado interno. III. Drawback integrado tecnólogo. - Verdadeira, essa modalidade é reconhecida e se refere a insumos tecnológicos que podem ser utilizados em produtos destinados à exportação. IV. Drawback inviável ao exportador. - Falsa, essa expressão não se aplica a uma modalidade válida de drawback. Com base na análise, as afirmativas verdadeiras são I e III. Portanto, a alternativa correta que contém todos os itens verdadeiros é: a) Apenas III e IV são verdadeiras. No entanto, como III é verdadeira e IV é falsa, a alternativa correta não está listada. A resposta correta seria que apenas I e III são verdadeiras, mas como essa opção não está disponível, você deve considerar que a questão pode ter um erro nas alternativas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

O Drawbaaack é um regime aduaneiro especial cujo objetivo é incentivar as exportações e acontece no momento da importação ou aquisição no mercado doméstico de insumos desonerado de impostos (matérias-primas, peças, componentes que vão integrar produtos destinados à exportação) (Decreto nº 6.759/2009, art.383 redação dada pelo Decreto nº 8.010/2013).
Deste modo, julgue as afirmacoes abaixo com “V” para Verdadeiro e “F” para Falso:
( ) Drawback integrado suspensão: envolve a aquisição no mercado doméstico ou por meio de importação, de forma combinada ou não, com suspensão dos tributos que incidem sobre a importação e no mercado doméstico.
( ) Drawback para embarcação: aplicado na operação de importação de matéria prima utilizada em processo de industrialização de embarcação, com destino ao mercado interno conforme redação da Lei nº 8.402/1992.
( ) Drawback integrado isenção: o objetivo dessa modalidade é obter a isenção do Imposto de Importação (II), e desoneração do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS), da Contribuição para o PIS/PASEP-Importação e da COFINS-Importação (Lei nº 12.350/2010 e Portaria Conjunta RFB/SECEX nº 3/2010 cuja finalidade é disciplinar a modalidade do drawback integrado isenção).
( ) Drawback para fornecimento no mercado interno: É caracterizado pela importação de matérias-primas, produtos intermediários e componentes destinados à fabricação, no País (Brasil), de máquinas e equipamentos (Bens de Capital) a serem oferecidos no mercado doméstico, em consonância de licitação internacional, contra o pagamento em moeda conversível proveniente de financiamento captados no exterior ou por meio do BNDES.
a. V, V, V, V.
b. F, F, V, V.
c. F, F, F, F.
d. V, V, F, F.
e. V, F, V, F.

Este tipo de tributo incide, de acordo com o Regulamento Aduaneiro (RA) por meio do Decreto 6.759/2009, art.298 sob as operações de importação e da comercialização de petróleo e seus derivados, gás natural e derivados, álcool etílico combustível.
Entretanto, de acordo com a redação da Lei nº 10.336, de 19 de dezembro de 2001, art. 3º, parágrafo 2º, tal tributo não incidirá sobre as receitas de exportação, para o exterior com relação aos produtos, a saber: (i) gasolinas e suas correntes, (ii) diesel e suas correntes, (iii) querosene de aviação e outros querosenes (iv) óleos combustíveis (fuel-oil), (v) gás liquefeito de petróleo, inclusive o derivado de gás natural e de nafta e (vi) álcool etílico combustível.
a. Contribuição para Fins Sociais – COFINS.
b. Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços – ICMS.
c. Imposto sobre Produto Industrializado - IPI.
d. Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico – CIDE.
e. Imposto de Renda - IR.

É um direito especial cuja exigibilidade é aplicável no sentido de equilibrar os subsídios concedidos na forma direta ou indireta para a fabricação, manufatura, ou exportação da mercadoria importada (WERNECK, 2008).
Tal afirmação diz respeito a (o):
a. Direitos Comerciais.
b. Direitos individuais.
c. Direitos Compensatórios.
d. Direitos Humanos.
e. Direitos Comprobatórios.

Complete a lacuna da frase a seguir: O órgão governamental do comércio exterior responsável por estabelecer direitos antidumping, compensatórios, salvaguardas de caráter provisórios ou definitivos é a _____________________ cujas cobranças são realizadas pela Secretaria da Receita Federal (SRF) e compete à SECEX3 a abertura de investigações sob a suspeita de prática de dumping (Decreto nº 10.044/2019).
a. Câmara de Comércio Exterior (CAMEX).
b. Superintendência do Banco Central do Brasil (SBCB).
c. Câmara de Comércio Interno (CAMIN).
d. Receita Federal do Brasil (RFB).
e. Câmara de vereadores do Município.

Mais conteúdos dessa disciplina