Logo Passei Direto
Buscar
A expedição de Pedro Álvares Cabral possui o mérito de ter sido a responsável pelo ?descobrimento? do Brasil. Assim, essa expedição foi um sucesso em todos os aspectos, pois a mesma tomou posse do Brasil e estabeleceu uma base sólida de comércio com a Índia.
Nesse sentido, assinale a alternativa CORRETA:
( ) A priori, os portugueses visualizaram no Brasil uma imensa possibilidade de desenvolver a lavoura da cana-de-açúcar com a utilização da mão de obra escrava africana, pois este sistema já tinha dado certo na Ilha de São Tomé.
( ) A priori, os portugueses passaram a vislumbrar no Brasil um potencial econômico de exportação da cana-de-açúcar, pois esta especiaria era muito cara e geraria muito lucro para a Coroa portuguesa.
( ) A priori, o Brasil seria transformado numa extensão da Corte portuguesa, pois era uma terra rica em pau-brasil, ouro e mão de obra indígena. Esta extensão foi concretizada apenas com D. Pedro I, quando o Brasil se tornou oficialmente Reino Unido de Brasil, Portugal e Algarves.
( X ) A priori, o Brasil não se transformou em um importante entreposto comercial para os portugueses, pois o que importava naquela época era solidificar as relações comerciais com a Índia.
User badge image
Questões Para o Saber

há 5 dias

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 dias

Vamos analisar as alternativas uma a uma: 1. A priori, os portugueses visualizaram no Brasil uma imensa possibilidade de desenvolver a lavoura da cana-de-açúcar com a utilização da mão de obra escrava africana, pois este sistema já tinha dado certo na Ilha de São Tomé. - Esta afirmação é verdadeira, pois os portugueses realmente viram o potencial da cana-de-açúcar e a utilização de mão de obra escrava. 2. A priori, os portugueses passaram a vislumbrar no Brasil um potencial econômico de exportação da cana-de-açúcar, pois esta especiaria era muito cara e geraria muito lucro para a Coroa portuguesa. - Também é verdadeira, já que a cana-de-açúcar se tornou uma das principais commodities da época. 3. A priori, o Brasil seria transformado numa extensão da Corte portuguesa, pois era uma terra rica em pau-brasil, ouro e mão de obra indígena. Esta extensão foi concretizada apenas com D. Pedro I, quando o Brasil se tornou oficialmente Reino Unido de Brasil, Portugal e Algarves. - Esta afirmação é incorreta, pois a transformação do Brasil em uma extensão da Corte não ocorreu apenas com D. Pedro I, e a riqueza do Brasil foi explorada antes disso. 4. A priori, o Brasil não se transformou em um importante entreposto comercial para os portugueses, pois o que importava naquela época era solidificar as relações comerciais com a Índia. - Esta afirmação é falsa, pois o Brasil se tornou um importante entreposto comercial, especialmente com a exploração do pau-brasil e, posteriormente, da cana-de-açúcar. Portanto, a alternativa correta é a primeira: A priori, os portugueses visualizaram no Brasil uma imensa possibilidade de desenvolver a lavoura da cana-de-açúcar com a utilização da mão de obra escrava africana, pois este sistema já tinha dado certo na Ilha de São Tomé.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina