Logo Passei Direto
Buscar
Sobre a relação Igreja Católica-Estado Imperial, no século XIX, no Brasil, se considerando a Constituição do Império de 1824, assinale a alternativa CORRETA:
( ) A Constituição de 1824 estabelecia a "Religião Católica Apostólica Romana" como "Religião do Império", e, assim, proibia, terminantemente, o culto de todas as outras religiões.
( ) A Constituição de 1824 estabelecia a Religião Católica Apostólica Romana como a religião oficial do Império, mas também tolerava a prática de religiões afro-brasileiras.
( X ) De acordo com a Constituição do Império de 1824, o imperador é que nomeava bispos e outros titulares de cargos eclesiásticos no Brasil e, desta forma, os religiosos se tornavam funcionários públicos do estado imperial subordinados ao monarca brasileiro.
( ) A relação entre Igreja e o Estado, no século XIX, termina com a total autonomia administrativa da Igreja e a subordinação política do imperador brasileiro ao papa em Roma.
User badge image
Progresso com Exercícios

anteontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

anteontem

A alternativa correta é a terceira: "De acordo com a Constituição do Império de 1824, o imperador é que nomeava bispos e outros titulares de cargos eclesiásticos no Brasil e, desta forma, os religiosos se tornavam funcionários públicos do estado imperial subordinados ao monarca brasileiro." Isso reflete a forte relação entre a Igreja Católica e o Estado no Brasil Imperial, onde a Igreja tinha um papel significativo na política e na sociedade, com o imperador exercendo controle sobre a nomeação de líderes eclesiásticos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina