Logo Passei Direto
Buscar

Urbanismo

Outros
O processo de gentrificação aparece como um elemento de uma permanente (re)estruturação urbana. Trata-se da (re)organização de áreas produzidas a partir de demandas funcionais e tecnológicas da economia dominante em períodos historicamente determinados.
O termo em destaque no trecho acima vem se apresentando como um aspecto recorrente nas metrópoles brasileiras atuais e instrumentaliza-se:
a. Pelo reordenamento da cidade que culmina na elitização de bairros que recebem investimentos de requalificação espacial. A população original da área que deveria ser beneficiada pelo investimento público acaba sendo afastada.
User badge image
Questões para o Sucesso

anteontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

anteontem

A gentrificação é um processo complexo que envolve a transformação de áreas urbanas, geralmente com a chegada de novos moradores de maior poder aquisitivo, resultando na valorização imobiliária e na mudança do perfil socioeconômico da região. Esse fenômeno pode levar ao afastamento da população original, que muitas vezes não consegue arcar com os novos custos de vida. Os investimentos em requalificação urbana, embora possam trazer melhorias na infraestrutura e nos serviços, frequentemente não beneficiam a população local, que pode ser deslocada devido ao aumento dos preços. Assim, a gentrificação se torna um aspecto importante a ser considerado nas discussões sobre planejamento urbano e políticas públicas, visando garantir que os benefícios das intervenções urbanas sejam distribuídos de forma mais equitativa.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina