Logo Passei Direto
Buscar
A dosagem da hemoglobina glicada (HbA1c) é um exame amplamente utilizado no acompanhamento do diabetes mellitus (DM). Esse marcador tem a vantagem de refletir a média glicêmica de um período de tempo anterior ao exame.
Qual das alternativas apresenta corretamente esse intervalo de tempo?
1 a 3 dias
1 a 3 semanas
30 a 45 dias
60 a 120 dias
180 a 240 dias
User badge image
Progresso com Exercícios

há 2 semanas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 semanas

A hemoglobina glicada (HbA1c) reflete a média dos níveis de glicose no sangue ao longo de um período de tempo, pois a glicose se liga à hemoglobina nas células vermelhas do sangue. A vida média das hemácias é de aproximadamente 120 dias, e a HbA1c fornece uma média dos níveis de glicose durante esse período. Analisando as alternativas: 1. 1 a 3 dias - Muito curto para refletir a média glicêmica. 2. 1 a 3 semanas - Ainda é um período muito curto. 3. 30 a 45 dias - Embora mais próximo, ainda não abrange o período total. 4. 60 a 120 dias - Este intervalo é mais adequado, pois se aproxima da vida média das hemácias. 5. 180 a 240 dias - Muito longo, pois excede a vida média das hemácias. Portanto, a alternativa correta que apresenta o intervalo de tempo que a HbA1c reflete é: 60 a 120 dias.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

(Adaptado de Enade, Biomedicina, 2010) Os lipídios constituem um grupo de moléculas insolúveis em água e são transportados no plasma na forma de lipoproteínas. Essas são classificadas de acordo com o tamanho e a densidade em quilomícrons, lipoproteínas de densidade muito baixa (VLDL), lipoproteínas de baixa densidade (LDL) e lipoproteínas de densidade alta (HDL). Em relação às lipoproteínas, avalie as afirmativas que seguem.
Está correto apenas o que se afirma em:
I. Os quilomícrons liberados pela mucosa intestinal são convertidos diretamente em VLDL no plasma sanguíneo.
II. As lipoproteínas são constituídas por um núcleo de lipídios neutros envolvido por uma camada anfipática de apoproteínas, fosfolipídios e colesterol.
III. A função das apoproteínas é fornecer sítios de reconhecimento para receptores nas superfícies celulares e serem ativadoras de enzimas envolvidas no metabolismo de lipoproteínas.
IV. A LDL tem alta concentração de colesterol e ésteres de colesterol, liga-se na superfície da membrana celular através do reconhecimento da apoproteína B-100.
V. O colesterol captado da LDL pelas células age aumentando a síntese de colesterol e de receptores. O colesterol em excesso é convertido em éster de colesterol e armazenado.
I, II e III
II, III e IV
I, II e IV
III, IV e V
I, IV e V

Mais conteúdos dessa disciplina