Logo Passei Direto
Buscar
A legislação sobre execução penal no Brasil observa as linhas mestras dos principais documentos internacionais sobre a matéria, como as Regras Mínimas das Nações Unidas para o Tratamento de Presos, adotadas pela Assembleia Geral das Nações Unidas, a Resolução n. 45/110 da Assembleia Geral das Nações Unidas, de 14-12-1990, que aprovou as Regras Mínimas para a Elaboração de Medidas Não Privativas de Liberdade (Regras de Tóquio), e a Convenção Americana sobre Direitos Humanos (Pacto de San José da Costa Rica), de 1969. Sua aplicação, contudo, como é público, desvirtua boa parte dos institutos nela contidos e coloca o Brasil como alvo de denúncias reiteradas de violação de direitos humanos. Seu problema, portanto, é de eficácia social.
Considerando os direitos e deveres dos presos, marque a alternativa correta.
a. Os presos com bom comportamento não podem ter a concessão de regalias.
b. O encarcerado não precisa ser cientificado das normas disciplinares do estabelecimento, pois tais normas se presumem do conhecimento geral, como as leis.
c. O preso deve se ajustar àquilo que alguns chamam de “código de postura carcerária”.
d. É direito do preso uma interpretação restrita, pois todos os seus direitos devem estar especificados em lei.
e. A prática de falta disciplinar no âmbito da execução penal prescinde da instauração de procedimento administrativo pelo diretor do estabelecimento prisional, pois este pode aplicar a sanção diretamente.
User badge image
Aprendendo com Desafios

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta em relação aos direitos e deveres dos presos: a) Os presos com bom comportamento não podem ter a concessão de regalias. - Esta afirmação é incorreta, pois, geralmente, presos com bom comportamento têm direito a regalias e benefícios. b) O encarcerado não precisa ser cientificado das normas disciplinares do estabelecimento, pois tais normas se presumem do conhecimento geral, como as leis. - Esta afirmação é errada, pois os presos devem ser informados sobre as normas disciplinares. c) O preso deve se ajustar àquilo que alguns chamam de “código de postura carcerária”. - Embora haja um código de conduta, a forma como isso é apresentado pode variar, mas a afirmação não é precisa em relação aos direitos. d) É direito do preso uma interpretação restrita, pois todos os seus direitos devem estar especificados em lei. - Esta afirmação é confusa, pois os direitos dos presos não se limitam apenas ao que está escrito em lei, mas também devem ser interpretados de forma a garantir a dignidade humana. e) A prática de falta disciplinar no âmbito da execução penal prescinde da instauração de procedimento administrativo pelo diretor do estabelecimento prisional, pois este pode aplicar a sanção diretamente. - Esta afirmação é incorreta, pois a aplicação de sanções disciplinares deve seguir um procedimento administrativo. Após a análise, a alternativa que mais se aproxima da realidade dos direitos e deveres dos presos é a c), embora não seja perfeita, é a que mais se alinha com a ideia de que os presos devem se adaptar a normas de conduta dentro do sistema prisional. Portanto, a resposta correta é: c) O preso deve se ajustar àquilo que alguns chamam de “código de postura carcerária”.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

A execução penal, isto é, o termo final do sistema punitivo (...) é o menos discutido, o menos aparelhado e aparentemente o menos importante desse sistema. Esse repetitivo menos revela a preconceituosa ideia de que interessa ao sistema punitivo o posicionamento do legislador e do juiz, mas não tem nenhuma relevância teórica ou prática o terceiro protagonista da cena delitiva: o condenado enquanto cumpridor de uma pena.
De acordo com as informações apresentadas na tabela a seguir, faça a associação da Coluna A com a Coluna B.
Coluna A: I. Legalidade. II. Igualdade. III. Individualização da pena. IV. Jurisdicionalidade.
Coluna B: 1. "Exige que um juiz de direito conduza o processo de execução" (BRITO, 2022, p.103). 2. "É considerada em abstrato quando o legislador estipula limites máximos e mínimos para cada infração penal" (BRITO, 2022, p.104). 3. "Pretende-se assegurar que privilégios e restrições não serão reconhecidos indiscriminadamente, por motivos de raça, origem social ou política" (BRITO, 2022, p.101). 4. "Garante que tanto juiz como autoridade administrativa concorrerão para com as finalidades da pena, garantindo direitos e distribuindo deveres" (BRITO, 2022, p.95).
a. A aplicação do regime disciplinar diferenciado não possui um prazo máximo.
b. Os presos em regime disciplinar diferenciado devem ficar recolhidos em celas com, no máximo 4 presos.
c. Ocorrida a falta grave, deverá a autoridade representar ao Juiz da execução para os fins devidos. O que poderá implicar, para o preso regressão do cumprimento de pena para regime mais rigoroso.
d. Não são consideradas recompensas o elogio e a concessão de regalias.
e. Não é considerado falta grave incitar ou participar de movimento para subverter a ordem ou a disciplina.

Mais conteúdos dessa disciplina