A Guerra fria que de fato tentou corresponder a sua retórica de luta pela supremacia ou aniquilação não era aquela em que decisões fundamentais eram tomadas pelos governos, mas a nebulosa disputa entre seus vários serviços secretos reconhecidos ou não reconhecidos, que o ocidente produziu esses tão característicos subprodutos da tensão internacional, a ficção de espionagem e assassinato clandestino (HOBSBAWM, 1995, p. 179).
Assim, analise as afirmativas abaixo e classifique-as com “V” para verdadeiro e “F” para falso:
( ) Os EUA e a União Soviética estavam em uma corrida armamentista e cada vez mais buscavam inovar seus arsenais de armas buscando novas tecnologias para armas, aviões, carros, tanques e mísseis convencionais ou nucleares.
( ) Como os EUA desconfiava da URSS e vice-versa havia a utilização de espiões e sistemas de serviços secretos, sendo a KGB o serviço secreto da URSS e a CIA dos EUA.
( ) A URSS se equiparava aos EUA na corrida armamentista, produzindo mísseis nucleares e armamento militar do Exército Vermelho, que passaram de três milhões de soldados para quase 5,8 milhões.
( ) Havia algo que preocupava muito a URSS, e que os preocupou por muitos anos. Foi o país de Cuba, que em sua época tinha um revolucionário que possuía muito carisma, Fidel Castro. Ele lutou até chegar ao poder de Havana, derrubando a histórica dependência de Cuba da economia soviética.
Assinale a alternativa correta:
Questão 2
Escolha uma opção:
a.
F, V, F, V.
b.
V, F, F, V.
c.
F, F, V, F.
d.
F, F, F, F.
e.
V, V, V, F.
Ed 
há 2 semanas
Vamos analisar cada uma das afirmações sobre a Guerra Fria: ( ) Os EUA e a União Soviética estavam em uma corrida armamentista e cada vez mais buscavam inovar seus arsenais de armas buscando novas tecnologias para armas, aviões, carros, tanques e mísseis convencionais ou nucleares. É verdadeira (V). Durante a Guerra Fria, houve uma intensa corrida armamentista entre os EUA e a URSS, com ambos os lados investindo em novas tecnologias militares. ( ) Como os EUA desconfiavam da URSS e vice-versa, havia a utilização de espiões e sistemas de serviços secretos, sendo a KGB o serviço secreto da URSS e a CIA dos EUA. É verdadeira (V). A espionagem foi uma característica marcante da Guerra Fria, com a KGB representando a União Soviética e a CIA representando os Estados Unidos. ( ) A URSS se equiparava aos EUA na corrida armamentista, produzindo mísseis nucleares e armamento militar do Exército Vermelho, que passaram de três milhões de soldados para quase 5,8 milhões. É verdadeira (V). A URSS realmente aumentou seu arsenal e suas forças armadas durante a Guerra Fria, embora os números exatos possam variar. ( ) Havia algo que preocupava muito a URSS, e que os preocupou por muitos anos. Foi o país de Cuba, que em sua época tinha um revolucionário que possuía muito carisma, Fidel Castro. Ele lutou até chegar ao poder de Havana, derrubando a histórica dependência de Cuba da economia soviética. É falsa (F). Fidel Castro, na verdade, estabeleceu uma aliança com a URSS, e Cuba se tornou um importante aliado soviético na América Latina, não derrubando a dependência, mas sim reforçando-a. Portanto, a sequência correta é: V, V, V, F. A alternativa que apresenta essa sequência é a e) V, V, V, F.