Logo Passei Direto
Buscar

Outros

Outros
(ENADE, 2007) A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher apresenta objetivos, metas, ações e estratégias para atingir os princípios de humanização e de qualidade da atenção. Dentre outros, pode-se citar a capacitação técnica dos profissionais de saúde e funcionários dos serviços envolvidos nas ações de saúde para uso da tecnologia adequada, acolhimento humanizado e práticas educativas voltadas à usuária e à comunidade.
É relevante para essa capacitação considerar que:
I- A redução da morbimortalidade pelo câncer de mama requer do enfermeiro domínio da técnica do exame clínico e conhecimentos para incentivar a realização do autoexame pelas mulheres; ação de eficácia cientificamente comprovada na prevenção primária da doença.
II- A vulnerabilidade para o câncer de colo de útero pode ser representada pela falta de conhecimento, portanto, não basta ao enfermeiro incrementar a oferta de colpocitologia oncótica na rede básica, é preciso sensibilizar e mobilizar a população feminina para a prática do autocuidado e do sexo seguro.
III- A assistência em planejamento familiar demanda fornecimento de anticoncepcionais e acompanhamento das usuárias, além de promoção de ações de educação em saúde e aconselhamento sobre concepção e anticoncepção, visando à escolha livre e informada das opções disponíveis tanto para os homens quanto para as mulheres.
IV- A redução da vulnerabilidade aos agravos à saúde sexual e reprodutiva das adolescentes requer desenvolvimento de ações educativas que abordem a sexualidade na perspectiva de gênero, classe e diferença social, de modo que a informação resulte em comportamento adolescente socialmente desejável.
A II e III.
B I e II.
C I e IV.
D II e IV.
User badge image
CuriosidadesGerais

há 3 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I- A redução da morbimortalidade pelo câncer de mama requer do enfermeiro domínio da técnica do exame clínico e conhecimentos para incentivar a realização do autoexame pelas mulheres; ação de eficácia cientificamente comprovada na prevenção primária da doença. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois o autoexame é uma prática importante na detecção precoce do câncer de mama. II- A vulnerabilidade para o câncer de colo de útero pode ser representada pela falta de conhecimento, portanto, não basta ao enfermeiro incrementar a oferta de colpocitologia oncótica na rede básica, é preciso sensibilizar e mobilizar a população feminina para a prática do autocuidado e do sexo seguro. Verdadeiro, essa afirmativa também está correta, pois a conscientização e a educação são fundamentais para a prevenção. III- A assistência em planejamento familiar demanda fornecimento de anticoncepcionais e acompanhamento das usuárias, além de promoção de ações de educação em saúde e aconselhamento sobre concepção e anticoncepção, visando à escolha livre e informada das opções disponíveis tanto para os homens quanto para as mulheres. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois abrange todos os aspectos necessários para um planejamento familiar eficaz. IV- A redução da vulnerabilidade aos agravos à saúde sexual e reprodutiva das adolescentes requer desenvolvimento de ações educativas que abordem a sexualidade na perspectiva de gênero, classe e diferença social, de modo que a informação resulte em comportamento adolescente socialmente desejável. Verdadeiro, essa afirmativa também está correta, pois a educação deve considerar as diversas dimensões sociais. Agora, vamos verificar as alternativas: A) II e III. (Correta) B) I e II. (Correta) C) I e IV. (Correta) D) II e IV. (Correta) Como todas as afirmativas I, II, III e IV estão corretas, a alternativa que contém todas as verdadeiras é a que inclui as afirmativas II e III, que é a alternativa A) II e III.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

As doenças infecciosas são provocadas por microrganismos, como fungos, bactérias, vírus ou parasitas. Há vários agentes patogênicos que convivem harmoniosamente no organismo humano, entretanto alguns agentes microscópicos em determinadas condições podem provocar doenças, sendo que algumas são transmitidas através de picadas de insetos, mordidas de animais, exposição a determinados agentes, adquiridas por ingestão de água ou alimentos contaminados, entre outros fatores. Sobre essas doenças, associe os itens, utilizando o código a seguir:
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Podemos identificar essa doença através do aparecimento clássico de alguns sintomas, como cirrose, ascite e tumores no fígado.
( ) Esta doença é causada por vários tipos de micróbios, como bactérias, fungos e vírus, tendo uma representação importante no panorama nacional com muitos casos por ano, mas prevenível com vacinação.
( ) Essa doença é considerada endêmica no norte do Brasil, mais precisamente na região amazônica, devido à colonização e à mineração, sendo também relacionada ao abandono das políticas de saúde pública e à falta de higiene pessoal.
( ) Os usuários de crack e portadores de HIV têm maiores chances de desenvolver essa doença, quando o doente adere ao tratamento, não pode desistir, pois, dessa forma, o bacilo se torna mais resistente, correndo risco de desenvolver uma forma mais grave da doença.
A I - III - IV - II.
B I - II - III - IV.
C II - IV - I - III.
D III - I - II - IV.

Mais conteúdos dessa disciplina