Logo Passei Direto
Buscar
Jean Carlos Moreno, em seu artigo História na Base Nacional Comum Curricular: déjà vu e novos dilemas no século XXI, resgata a historicidade das reformas curriculares no Brasil a partir do fim da Ditadura civil-militar (1985) e apresenta quais os dilemas e avanços que o campo do ensino de História vem apresentando.
Entre esses dilemas, o autor identificou, no texto da BNCC, a permanência de uma visão tradicional da História em que se verifica
a) um currículo organizado de maneira cronológica baseado num princípio conhecido como “história integrada”, que se repete nos diversos níveis de ensino.
b) a necessidade da manutenção, no ensino de História, da intenção de se abarcar toda a História na Educação Básica.
c) uma prática educativa que permite ao educando sentir-se confortável com suas convicções e ideias já pré-estabelecidas.
d) que o debate sobre a BNCC confirmou a universalidade de uma História única, colaborando na percepção de que os conteúdos históricos são selecionados sem a interferência de critérios políticos e lógicos.
User badge image
Questões Para a Compreensão

há 3 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 meses

Vamos analisar as alternativas apresentadas em relação ao artigo de Jean Carlos Moreno sobre a BNCC e a visão tradicional da História: a) Um currículo organizado de maneira cronológica baseado num princípio conhecido como “história integrada”, que se repete nos diversos níveis de ensino. - Essa opção sugere uma estrutura cronológica que pode ser vista como tradicional, mas não necessariamente reflete a crítica central que o autor faz. b) A necessidade da manutenção, no ensino de História, da intenção de se abarcar toda a História na Educação Básica. - Essa opção parece mais uma observação do que uma crítica à visão tradicional. c) Uma prática educativa que permite ao educando sentir-se confortável com suas convicções e ideias já pré-estabelecidas. - Essa alternativa sugere uma crítica à falta de questionamento e reflexão crítica, o que pode ser um dilema, mas não é o foco principal. d) Que o debate sobre a BNCC confirmou a universalidade de uma História única, colaborando na percepção de que os conteúdos históricos são selecionados sem a interferência de critérios políticos e lógicos. - Esta opção critica a ideia de uma história única e sugere que a seleção de conteúdos ignora influências externas, o que se alinha com a crítica à visão tradicional. Após essa análise, a alternativa que melhor reflete a crítica de Moreno à permanência de uma visão tradicional da História na BNCC é a d).

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material