Nas redações, há quem diga que o jornalismo se define por uma ética. Se é exagero ou não, o que temos é que o jornalismo é uma atividade humana que se planta e se espalha na relação entre os humanos. A ética é algo que só existe nesse entremeio, na distância entre as pessoas. Por isso, a conduta ética se mistura com a própria conduta do jornalista e o compromisso com a verdade deve ser um pilar inegociável da atividade profissional.
CHRISTOFOLETTI, Rogério. Por que ética é tão importante para o jornalismo? Armazém Literário, 26 jul. 2017.
Sobre a ética no telejornalismo e condução de uma reportagem, analise as afirmativas, marque verdadeiro (V) ou falso (F).
( ) Enquanto uma pessoa não é condenada pela justiça, ela deve ser denominada como suspeita de algo. Portanto, o jornalismo deve seguir o direito, absorver a presunção de inocência, ouvir proporcionalmente todos os lados da história e não fazer pré-julgamentos.
( ) As concessões feitas a repórteres, como a aproximação excessiva com fontes policiais em troca de informações, não comprometem a ética jornalística. Afinal, é comum ter troca de favores entre jornalistas e fontes.
( ) O avanço da tecnologia trouxe facilidades ao telejornalismo e facilitou investigações. As câmeras escondidas, por exemplo, são equipamentos que auxiliam na captação de flagrantes, por isso os jornalistas devem usar sempre, em qualquer hipótese, sem preocupação.
( ) A ética no telejornalismo é fundamental para garantir a integridade, a credibilidade e a responsabilidade na cobertura de notícias e eventos de interesse público.
Assinale a opção correta:
a.
F-F-F-V.
b.
F-F-V-V.
c.
V-V-F-V.
d.
V-F-F-V.
e.
V-F-V-F.
Ed
há 2 meses
Vamos analisar cada uma das afirmativas sobre a ética no telejornalismo: ( ) Enquanto uma pessoa não é condenada pela justiça, ela deve ser denominada como suspeita de algo. Portanto, o jornalismo deve seguir o direito, absorver a presunção de inocência, ouvir proporcionalmente todos os lados da história e não fazer pré-julgamentos. É verdadeira (V). O jornalismo deve respeitar a presunção de inocência e garantir que todas as partes sejam ouvidas antes de fazer qualquer julgamento. ( ) As concessões feitas a repórteres, como a aproximação excessiva com fontes policiais em troca de informações, não comprometem a ética jornalística. Afinal, é comum ter troca de favores entre jornalistas e fontes. É falsa (F). Essa prática compromete a ética jornalística, pois pode levar a conflitos de interesse e à perda da imparcialidade. ( ) O avanço da tecnologia trouxe facilidades ao telejornalismo e facilitou investigações. As câmeras escondidas, por exemplo, são equipamentos que auxiliam na captação de flagrantes, por isso os jornalistas devem usar sempre, em qualquer hipótese, sem preocupação. É falsa (F). O uso de câmeras escondidas deve ser feito com cautela e em conformidade com a ética, pois pode invadir a privacidade e gerar questões éticas. ( ) A ética no telejornalismo é fundamental para garantir a integridade, a credibilidade e a responsabilidade na cobertura de notícias e eventos de interesse público. É verdadeira (V). A ética é essencial para manter a confiança do público e a qualidade do jornalismo. Portanto, a sequência correta é: V - F - F - V. A alternativa que apresenta essa sequência é a d) V - F - F - V.