Com relação aos grupos de atores que disputam o orçamento, assinale a alternativa INCORRETA.
Questão 5
Resposta
a.
A Secretaria do Tesouro Nacional, como órgão específico do Ministério da Economia ou Fazenda, age como guardiã fiscal, cujo principal objetivo está em garantir apenas a sustentabilidade fiscal do regime de governança orçamentária.
b.
Ministérios setoriais e administração indireta, enquanto implementadores de políticas públicas, disputam o orçamento com estratégias comuns.
c.
O Tribunal de Contas da União (TCU) é um exemplo de controlador, que deve se preocupar com a observância da operacionalização de todas as dimensões do sistema, não apenas com as questões fiscais.
d.
Órgãos de planejamento, em associação com ministérios setoriais com ações na carteira prioritária do governo, podem agir como definidores de prioridades mais próximos ao Núcleo de Governo e com acesso diferenciado aos guardiões fiscais.
Ed
semana passada
Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a INCORRETA: a) A Secretaria do Tesouro Nacional, como órgão específico do Ministério da Economia ou Fazenda, age como guardiã fiscal, cujo principal objetivo está em garantir apenas a sustentabilidade fiscal do regime de governança orçamentária. - Esta afirmação é INCORRETA, pois a Secretaria do Tesouro Nacional não se limita apenas à sustentabilidade fiscal, mas também atua em outras dimensões da gestão orçamentária. b) Ministérios setoriais e administração indireta, enquanto implementadores de políticas públicas, disputam o orçamento com estratégias comuns. - Esta afirmação é CORRETA, pois os ministérios realmente disputam o orçamento. c) O Tribunal de Contas da União (TCU) é um exemplo de controlador, que deve se preocupar com a observância da operacionalização de todas as dimensões do sistema, não apenas com as questões fiscais. - Esta afirmação é CORRETA, o TCU tem um papel amplo na fiscalização. d) Órgãos de planejamento, em associação com ministérios setoriais com ações na carteira prioritária do governo, podem agir como definidores de prioridades mais próximos ao Núcleo de Governo e com acesso diferenciado aos guardiões fiscais. - Esta afirmação é CORRETA, pois reflete a dinâmica de planejamento e priorização. Portanto, a alternativa INCORRETA é a) A Secretaria do Tesouro Nacional, como órgão específico do Ministério da Economia ou Fazenda, age como guardiã fiscal, cujo principal objetivo está em garantir apenas a sustentabilidade fiscal do regime de governança orçamentária.