Logo Passei Direto
Buscar
Marcelo, 22 anos, branco, mora na zona rural e adora criar animais. Seu animal de estimação há dois anos é um "macaco" sagui (Callithrix sp.), que mordeu a falange distal de seu dedo indicador, provocando sangramento. Ele chega na unidade de saúde da família com a intenção de realizar um curativo. Refere que o animal não está com comportamento estranho, não aparenta doença, está com um bom aspecto.
Analisando o caso, concluímos que a conduta correta é:
realizar a limpeza do ferimento com água e sabão, proceder o curativo e liberar Marcelo.
orientar Marcelo a procurar centro de referência para receber vacina antirrábica num prazo de até 07 dias, não sendo necessária a aplicação de soro para raiva.
proceder à limpeza do ferimento e curativo se necessário, e encaminhar Marcelo imediatamente para referência onde possa fazer soro e vacina antirrábica.
orientar o imediato recolhimento e sacrifício do animal para evitar a propagação da doença entre os outros animais da casa de Marcelo e de sua comunidade.
User badge image
Debate de Saúde Coletiva

há 2 semanas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 semanas

No caso apresentado, a conduta correta é: Orientar Marcelo a procurar um centro de referência para receber vacina antirrábica num prazo de até 07 dias, não sendo necessária a aplicação de soro para raiva. Isso se deve ao fato de que, embora o animal não apresente comportamento estranho e esteja com bom aspecto, a mordida de um animal silvestre, como o sagui, requer atenção quanto à profilaxia da raiva. A vacina deve ser administrada dentro do prazo recomendado para garantir a proteção.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina