"A intervenção sobre os ambientes e as condições de trabalho deve basear-se em uma análise criteriosa e global da organização do trabalho, que inclui a análise ergonômica do trabalho real da atividade, do conteúdo das tarefas, dos modos operatórios, dos postos de trabalho, do ritmo e da intensidade do trabalho, dos fatores mecânicos, das condições físicas do posto de trabalho, das normas de produção, dos sistemas de turnos, dos fatores psicossociais e individuais e da relação de trabalho entre colegas e chefias. Além disso, contempla as medidas de proteção coletiva e individual implementadas pelas empresas e as estratégias de defesa individuais e coletivas adotadas pelos trabalhadores."
Fonte: RIBEIRO, M. H. A. et al. Avaliação ergonômica do trabalho em indústria de aço inox: análise de condições psicofisiológicas. Rev. bras. med. trab, p. 143-152, 2016. Acesso em: 12 mar 2021.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre análise de condições de trabalho, é possível afirmar que:
a principal norma regulamentadora, que aborda a análise de condições de trabalho é a NR 17 com parâmetros de adaptação.
B
um dos itens mais importantes a avaliar nas condições de trabalho é a monotonia em ambiente de trabalho.
como critério de análise de condição de trabalho, essa a avaliação é feita com o trabalhador por meio de questionário das suas atribuições de tarefas.
o inventário de riscos ocupacionais deve ser mostrado ao empregador, sendo facultado ao trabalhador o conhecimento sobre o inventário.
as normas regulamentadoras orientam os trabalhadores a conhecer e exigir melhores condições de trabalho ao empregador.
Ed
há 2 semanas
Vamos analisar as alternativas uma a uma para encontrar a correta: a) A principal norma regulamentadora, que aborda a análise de condições de trabalho é a NR 17 com parâmetros de adaptação. - A NR 17 realmente trata da ergonomia e das condições de trabalho, então essa afirmação é verdadeira. b) Um dos itens mais importantes a avaliar nas condições de trabalho é a monotonia em ambiente de trabalho. - Embora a monotonia possa ser um fator a ser considerado, não é necessariamente um dos itens mais importantes em uma análise abrangente de condições de trabalho. c) Como critério de análise de condição de trabalho, essa a avaliação é feita com o trabalhador por meio de questionário das suas atribuições de tarefas. - A avaliação das condições de trabalho pode incluir questionários, mas não é o único critério, então essa afirmação é limitada. d) O inventário de riscos ocupacionais deve ser mostrado ao empregador, sendo facultado ao trabalhador o conhecimento sobre o inventário. - Na verdade, o trabalhador deve ter acesso ao inventário de riscos ocupacionais, então essa afirmação é incorreta. e) As normas regulamentadoras orientam os trabalhadores a conhecer e exigir melhores condições de trabalho ao empregador. - Essa afirmação é verdadeira, pois as normas regulamentadoras visam proteger os trabalhadores e garantir que eles conheçam seus direitos. Após essa análise, a alternativa que melhor se alinha com a informação apresentada e é correta é a) A principal norma regulamentadora, que aborda a análise de condições de trabalho é a NR 17 com parâmetros de adaptação.