Leia o trecho a seguir:
"Atividades conduzidas nos meios terrestre e aquático apresentam especificidades distintas.
Aspectos como volume do corpo imerso, posição corporal e temperatura da água, levam o organismo a condições diferenciadas daquelas observadas no meio terrestre, assim influenciando os indicadores de intensidade do esforço. No entanto, a imersão, a temperatura da água e as diferentes posições corporais adotadas podem afetar o comportamento desses indicadores de intensidade do esforço durante a execução dos exercícios, ou mesmo em sua recuperação." Fonte: COSTA, R. A influência da temperatura da água no rendimento de nadadores de 7 à 12 anos.
Revista Logos. n. 22, p. 194-217. 2014. p. 198.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os efeitos fisiológicos e terapêuticos da água, a temperatura da água reduz dores articulares e de contraturas musculares, porque ocorre:
diminuição na frequência cardíaca contribuindo para a redistribuição sanguínea corporal.
maior vasodilatação à nível periférico e dessensibilização das terminações nervosas livres.
redução de edemas no segmento afetado, o que aumenta o limiar de dor do paciente.
diminuição da sobrecarga articular, permitindo que se executem condutas com maior amplitude de movimento.
aumento da tensão nos músculos e os alongamentos passivos são facilitados.
Ed
há 2 semanas
A temperatura da água reduz dores articulares e contraturas musculares principalmente devido à maior vasodilatação a nível periférico e dessensibilização das terminações nervosas livres. Isso ocorre porque a água aquecida promove a dilatação dos vasos sanguíneos, melhorando a circulação e reduzindo a sensação de dor.