A avaliação masculina segue um padrão diferente da avaliação feminina. Geralmente ela é composta por: anamnese, inspeção e toque retal. A fase de anamnese auxilia o fisioterapeuta a investigar as causas das disfunções pélvicas por meio do relato e histórico que o paciente irá abordar junto ao terapeuta. Após isto, é necessário a realização da inspeção e toque retal no paciente para verificar alterações físicas e corroborar os achados a anamnese.
Acerca da avaliação pélvica masculina, analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta:
I. Durante a inspeção, observa-se a aparência externa da pelve, incluindo a região do períneo, o escroto e o pênis.
II. Na avaliação do pênis, observa-se a curvatura do órgão, tamanho, coloração e presença de deformidades. Também pode verificar a existência de lesões, cicatrizes ou anormalidades na pele do pênis.
III. Na fase do toque retal é possível avaliar a função dos músculos do assoalho pélvico.
a.
Apenas III está correta.
b.
Apenas II está correta.
c.
As afirmações I, II e III estão corretas.
d.
Apenas I está correta.
e.
Apenas I e II estão corretas.
Ed
há 4 semanas
Vamos analisar cada afirmação: I. Durante a inspeção, observa-se a aparência externa da pelve, incluindo a região do períneo, o escroto e o pênis. Verdadeiro, essa afirmação está correta, pois a inspeção realmente envolve a avaliação dessas áreas. II. Na avaliação do pênis, observa-se a curvatura do órgão, tamanho, coloração e presença de deformidades. Também pode verificar a existência de lesões, cicatrizes ou anormalidades na pele do pênis. Verdadeiro, essa afirmação também está correta, pois todos esses aspectos são relevantes na avaliação do pênis. III. Na fase do toque retal é possível avaliar a função dos músculos do assoalho pélvico. Verdadeiro, essa afirmação está correta, pois o toque retal pode ajudar a avaliar a função dos músculos do assoalho pélvico. Com base na análise, todas as afirmações I, II e III estão corretas. Portanto, a alternativa correta é: c) As afirmações I, II e III estão corretas.