Logo Passei Direto
Buscar

Outros

Outros
O Código Brasileiro de Defesa do Consumidor estabeleceu os direitos básicos do consumidor. Os referidos direitos foram estabelecidos de forma a possibilitar o equilíbrio nas relações de consumo entre o consumidor e o fornecedor de produtos e serviços. Conforme os direitos básicos do consumidor, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O consumidor tem direito à garantia ao acesso dos bens necessários para a sua manutenção, no mercado de consumo, de ter atendidas as necessidades básicas, tais como: saúde, moradia, alimentação, vestuário, diversão.
( ) O consumidor tem direito a que os produtos e serviços colocados à venda sejam testados, a fim de não ser utilizado como cobaia. Além de atenderem às condições mínimas de qualidade e quantidade, bem como ser protegido contra produtos que possam ser perigosos.
( ) Antes de comprar um produto ou utilizar um serviço, o consumidor deve ser avisado pelo fornecedor dos possíveis riscos que podem oferecer à sua saúde ou segurança. Se você for adquirir um produto que tem riscos de afetar a sua saúde, como remédios com efeitos colaterais, obrigatoriamente o consumidor deve ser avisado sobre eventuais riscos e danos, através da bula ou da embalagem. A proteção à vida também está ligada ao meio ambiente.
( ) Ninguém pode exigir ou coagir o consumidor a adquirir produtos que não queira ou não necessite. Quer dizer, o fornecedor não pode condicionar a venda de produto à compra de outro produto. Por exemplo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) V-V-V-V.
B) F-V-V-V.
C) F-F-V-V.
D) F-F-F-F.
User badge image
CuriosidadesGerais

há 3 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 meses

Vamos analisar cada uma das afirmações sobre os direitos básicos do consumidor conforme o Código Brasileiro de Defesa do Consumidor: ( ) O consumidor tem direito à garantia ao acesso dos bens necessários para a sua manutenção, no mercado de consumo, de ter atendidas as necessidades básicas, tais como: saúde, moradia, alimentação, vestuário, diversão. É verdadeira (V). O Código garante que o consumidor tenha acesso a bens e serviços essenciais para sua sobrevivência e bem-estar. ( ) O consumidor tem direito a que os produtos e serviços colocados à venda sejam testados, a fim de não ser utilizado como cobaia. Além de atenderem às condições mínimas de qualidade e quantidade, bem como ser protegido contra produtos que possam ser perigosos. É verdadeira (V). O consumidor deve ser protegido contra produtos que não atendam a padrões de qualidade e segurança. ( ) Antes de comprar um produto ou utilizar um serviço, o consumidor deve ser avisado pelo fornecedor dos possíveis riscos que podem oferecer à sua saúde ou segurança. Se você for adquirir um produto que tem riscos de afetar a sua saúde, como remédios com efeitos colaterais, obrigatoriamente o consumidor deve ser avisado sobre eventuais riscos e danos, através da bula ou da embalagem. A proteção à vida também está ligada ao meio ambiente. É verdadeira (V). O fornecedor tem a obrigação de informar sobre os riscos associados ao uso de produtos e serviços. ( ) Ninguém pode exigir ou coagir o consumidor a adquirir produtos que não queira ou não necessite. Quer dizer, o fornecedor não pode condicionar a venda de produto à compra de outro produto. Por exemplo. É verdadeira (V). O Código proíbe práticas coercitivas e abusivas na relação de consumo. Portanto, a sequência correta é: A) V - V - V - V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

De acordo com os direitos básicos do consumidor todos deve conhecer os dados indispensáveis sobre produtos ou serviços para atuar no mercado de consumo e decidir com consciência.
A respeito de quai é esse direito, assinale a alternativa CORRETA:
A Informação.
B Meio ambiente saudável.
C Indenização.
D Segurança.

Além dos direitos básicos previstos no artigo $6^{\circ}$, o artigo $7^{\circ}$ do mesmo diploma legal abre a possibilidade de ampliação desta lista em face de tratados ou convenções internacionais em que o Brasil seja signatário da legislação interna ordinária, de regulamentos expedidos pelas autoridades administrativas competentes, bem como dos que derivem dos princípios gerais do direito, analogia, costumes e equidade. Diante disso, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas, para os direitos básicos do consumidor:
( ) O consumidor tem direito à garantia ao acesso dos bens necessários para a sua manutenção, no mercado de consumo, de ter atendidas as necessidades básicas, tais como: saúde, moradia, alimentação, vestuário, diversão.
( ) O consumidor tem direito a que os produtos e serviços colocados à venda sejam testados, a fim de não ser utilizado como cobaia. Além de atenderem às condições mínimas de qualidade e quantidade, bem como ser protegido contra produtos que possam ser perigosos.
( ) O consumidor tem direito de receber orientação correta e adequada de consumo, os meios de compra, de uso e como se desfazer adequadamente dos produtos e serviços. Isso é dever do Estado e dos fornecedores.
( ) Ninguém pode exigir ou coagir o consumidor a adquirir produtos que não queira ou não necessite. Quer dizer, o fornecedor não pode condicionar a venda de produto à compra de outro produto. Por exemplo, é ilegal promover a conhecida "venda casada", como a maioria dos bancos faz, para abrir conta corrente. O correntista é obrigado a adquirir um seguro. Isto é proibido: previsto no CDC.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) V-V-V-F.
B) F-F-V-V.
C) F-F-F-F.

Os direitos básicos do consumidor são universalmente reconhecidos, através da ONU (Organização das Nações Unidas), por meio da Resolução n ${ }^{\circ}$ 32/248, de 10/04/1985, e também pela IOCU, hoje conhecida por International Consumers, que considera sete direitos, tidos como básicos a qualquer consumidor em todo o mundo, quais sejam, o direito à segurança, à escolha, à informação, de ser ouvido, à indenização, à educação para o consumo e um meio ambiente saudável. A respeito de qual o significado de cada um desses direitos básicos consagrados pela ONU, analise as sentenças a seguir: I- Direito à segurança: outorga garantia contra produtos ou serviços que possam ser nocivos à vida, à saúde e à segurança.
II- Direito à escolha: assegurar ao consumidor opção entre vários produtos e serviços com qualidade satisfatória e preços competitivos.
III- Direito à informação: o consumidor não precisa conhecer os dados indispensáveis sobre produtos ou serviços para atuar no mercado de consumo e decidir com consciência.
IV- Direito de ser ouvido: o consumidor não deve participar da política de defesa respectiva, sendo ouvido e tendo assento nos organismos de planejamento e execução das políticas econômicas e nos órgãos colegiados de defesa.
Assinale a alternativa CORRETA:
A) Somente a sentença IV está correta.
B) As sentenças II e III estão corretas.
C) As sentenças I e II estão corretas.
D) Somente a sentença III está correta.

Foi somente com a Constituição Federal de 1988 que o Direito do Consumidor foi levado ao nível constitucional e assegurada, através da promulgação do Código de Defesa do Consumidor, a definição de uma Política Nacional das Relações de Consumo. Desse modo, todo consumidor tem direito à satisfação das necessidades básicas.
Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o que o Código de Defesa do Consumidor entende por necessidade básica:
A O direito do consumidor de receber orientação correta e adequada de consumo.
B O acesso do consumidor aos bens necessários para a sua manutenção, como: saúde, moradia, alimentação, vestuário, diversão.
C Que ninguém pode exigir ou coagir o consumidor a adquirir produtos que não queira ou não necessite.
D O direito a que os produtos e serviços colocados à venda sejam testados, a fim de não ser utilizado como cobaia.

A completa informação é direito do consumidor para que possa identificar o que está adquirindo, e se satisfaz suas necessidades. Ela é obrigatória, deve ser a mais completa possível, como a forma de uso, prazo de duração e validade, qual sua destinação, seus riscos à saúde e ao meio ambiente, seu modo de armazenamento etc.
Do que estamos falando?
A Proteção contra publicidade enganosa e abusiva.
B Direito à informação completa sobre o produto.
C Direito do consumidor à livre escolha.
D Proteção dos contratos.

O consumidor tem direito a que os produtos e serviços colocados à venda sejam testados, a fim de não ser utilizado como cobaia, além de atenderem às condições mínimas de qualidade e quantidade, bem como ser protegido contra produtos que possam ser perigosos.
Do que estamos falando?
A Satisfação das necessidades básicas.
B Segurança no consumo.
C Proteção à vida e à saúde - Meio Ambiente saudável.
D Educação para o consumo.

Mais conteúdos dessa disciplina