Logo Passei Direto
Buscar

Engenharia de Produção

Colégio Objetivo
Leia o trecho a seguir: "A separação e a coleta dos contaminantes da corrente de ar podem ser obtidas por ações físicas, químicas ou ainda pela combinação de ambas, dependendo do processo envolvido. [...] a ação de filtragem não deve ser confundida com a ação de peneiramento, a qual consiste numa interceptação em escala macroscópica do material particulado."
Considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre princípios gerais de ventilação, analise as premissas simplificadoras para um projeto de dutos de ventilação e relacione-as com suas respectivas características.
1) Transferência de calor.
2) Compressibilidade.
3) Ar considerado seco.
4) Peso dos contaminantes.
( ) A concentração de sólidos suspensos não deve ser considerada como cargas atuantes no dimensionamento dos dutos e suportes.
( ) A vazão volumétrica deve ser mantida constante ao longo de todo comprimento dos dutos de ventilação.
( ) A densidade do ar deve ser mantida constante ao longo de todo comprimento dos dutos de ventilação.
( ) A queda geral de pressão desde o início do sistema até o ventilador deve ser considerada igual a zero.
1. 2, 1, 4, 3.
2. 3, 4, 2, 1.
3. Correta: 4, 1, 3, 2.
4. 1, 3, 2, 4.
5. 4, 2, 3, 1.
User badge image
Estudando com Questões

mês passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

mês passado

Para analisar as premissas simplificadoras para um projeto de dutos de ventilação e relacioná-las com suas características, vamos considerar cada uma das opções apresentadas: 1) Transferência de calor: A transferência de calor pode ser considerada em sistemas de ventilação, mas em algumas simplificações, pode-se desconsiderar a variação de temperatura ao longo do duto. 2) Compressibilidade: O ar é um gás compressível, mas em muitos projetos, assume-se que a densidade do ar é constante, simplificando os cálculos. 3) Ar considerado seco: Muitas análises consideram o ar como seco para simplificar os cálculos, desconsiderando a umidade. 4) Peso dos contaminantes: A concentração de sólidos suspensos pode ser desconsiderada em algumas simplificações, mas isso depende do projeto específico. Agora, relacionando as premissas com as características: - A concentração de sólidos suspensos não deve ser considerada como cargas atuantes no dimensionamento dos dutos e suportes. (4) - A vazão volumétrica deve ser mantida constante ao longo de todo comprimento dos dutos de ventilação. (1) - A densidade do ar deve ser mantida constante ao longo de todo comprimento dos dutos de ventilação. (2) - A queda geral de pressão desde o início do sistema até o ventilador deve ser considerada igual a zero. (3) Portanto, a sequência correta é: 5. 4, 2, 3, 1.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Leia o trecho a seguir: "A ventilação local exaustora (vle) é realizada por meio de um equipamento captor de ar junto à fonte poluidora. É um tipo de ventilação indicada para situações em que as fontes de poluição sejam perfeitamente identificadas e localizadas no interior do ambiente. A ventilação geral diluidora (vgd) proporciona a ventilação de um ambiente, de um modo global. É indicada para situações em que a fonte de poluição do ar não está confinada em pontos perfeitamente identificáveis."
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre sistemas de escape, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) No layout das operações, deve ser previsto o local para os dispositivos de limpeza de ar e ventilador, de forma que o ponto de tomada (entrada) garanta que o ar não saia novamente do espaço de trabalho.
II. ( ) Deve-se usar dutos rígidos sempre que possível, pois os dutos flexíveis flexionam, perdendo quantidades de pressão estática difíceis de se prever no projeto.
III. ( ) Os dutos em um sistema pleno, também chamado de “cúbico”, aumentam sua secção gradualmente à medida que fluxos adicionais são incorporados, para manter a vazão de ar constante.
IV. ( ) Os coletores centrífugos secos separam as partículas arrastadas de uma corrente de ar pelo uso ou combinação de força centrífuga, inercial e gravitacional.
1. F, F, V, V.
2. F, V, F, V.
3. Incorreta: V, V, F, F.
4. V, F, F, V.
5. F, V, V, V.

Leia o trecho a seguir: "A descoberta de melhorias de processo que reduzem a geração de resíduos é um problema humano, não técnico. Nossa educação, metodologia de projeto de processo e treinamento no local de trabalho fazem com que as fábricas sejam construídas e operadas gerando bilhões de dólares de excesso de lixo, que se transformam em centenas de bilhões de dólares em excesso de custo de fabricação."
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre pesquisa e inovação x impactos ambientais, pode-se afirmar que:
1. as políticas sustentáveis devem garantir os mínimos impactos ambientais no curto prazo, pois esses pensamentos a longo prazo impedem a inovação das empresas.
2. as políticas de inovação e desenvolvimento de novos produtos devem prever as fases de projeto, enquanto as políticas de certificação ambiental devem prever ações ambientais.
3. as inovações em si estão pouco propensas a gerar impactos ambientais, afinal, são os processos produtivos que geram substâncias contaminantes e efluentes, em vez do produto final.
4. Correta: os desenvolvimentos de produtos inovadores podem ser ecologicamente viáveis quando buscam os equilíbrios entre a sustentabilidade econômica, a sustentabilidade ambiental e a sustentabilidade social.
5. a perda de biodiversidade é o efeito primário de uma cadeia de impactos ambientais, passando pelo aumento do nível do mar, até seus efeitos finais, que são as emissões de poluentes pelo processo produtivo.

Mais conteúdos dessa disciplina