Logo Passei Direto
Buscar

Filosofia

Outros
O mundo atual, caracterizado pela globalização e avanços tecnológicos, está se tornando cada vez mais um mundo multicultural, ou seja, aquele no qual diferentes comunidades culturais coexistem e buscam construir uma vida conjunta. Você estudou, neste módulo, com Dermeval Saviani, que a filosofia da educação é indispensável para a reflexão sobre essas demandas, proporcionando ao educador uma ação pedagógica mais coerente e mais humana. Como caminhos para essa reflexão, o vídeo de Chimamanda Adichie, O perigo de uma história única, e o texto de Joseph I. Omoregbe, “Filosofia africana: ontem e hoje”, forneceram uma visão mais ampliada do mundo cultural que nos rodeia, para além dos “estereótipos incompletos”.
Acerca da apresentação de Chimamanda Adichie, é correto afirmar:
Ter apenas uma única história torna mais coerente a forma como vemos, valorizamos e interagimos com aqueles que nos rodeiam.
Adichie argumenta que aqueles que não têm poder são os menos vulneráveis à deturpação que uma única história faz deles.
Adichie afirma que operar a partir do contexto de apenas uma perspectiva, ou história, pode nos ajudar a ver o quadro completo do contexto no qual estamos inseridos.
Adichie sugere que olhar para o mundo de uma perspectiva apenas pode levar a suposições incompletas ou incorretas.
A história única confere à pessoa uma dignidade universal, ao enfatizar como as pessoas e as culturas são diferentes.
User badge image
ReflexoesFilosoficas

há 3 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 meses

A apresentação de Chimamanda Adichie, "O perigo de uma história única", enfatiza que olhar para o mundo a partir de uma única perspectiva pode levar a suposições incompletas ou incorretas. Portanto, a afirmação correta é: "Adichie sugere que olhar para o mundo de uma perspectiva apenas pode levar a suposições incompletas ou incorretas." Ela argumenta que é fundamental considerar múltiplas histórias para ter uma compreensão mais rica e verdadeira das culturas e das pessoas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

No texto “O que é a filosofia?”, de Laurence Bonjour e Ann Baker, a filosofia é abordada a partir da diferenciação entre o seu conteúdo, ou seja, aquilo sobre o que os filósofos pensam (o que é o conhecimento, o que é a verdade, ou o que é a própria filosofia etc.), e o seu método, ou seja, a forma característica do pensamento filosófico (análise, raciocínio, argumentação, crítica etc.), o qual se configura em uma série de habilidades. Dentre essas habilidades, Baker aponta duas, que ela considera principais: a de clarificar e a de justificar uma alegação (ou proposição).
Assinale a alternativa que apresenta um argumento dedutivo:
Ainda que exista um embusteiro, sumamente poderoso, sumamente ardiloso, que empregue todos os seus esforços para manter-me perpetuamente ludibriado, não pode subsistir dúvida alguma de que existo, uma vez que ele me ludibria; e por mais que me engane a seu bel-prazer, jamais conseguirá que eu não exista, enquanto eu continuar pensando que sou alguma coisa. Então, uma vez ponderados escrupulosamente todos os argumentos, tenho de concluir que, sempre que digo ou concebo em meu espírito Eu sou, logo existo, esta proposição tem que ser necessariamente verdadeira. (Descartes apud Copi, 1978, p. 35)
De fato é na filosofia que reside a saúde verdadeira. Sem ela, a alma estará doente e mesmo o corpo, embora dotado de grande robustez, terá somente a saúde própria dos dementes, dos frenéticos. Cultiva, portanto, em primeiro lugar a saúde da alma, e só em segundo lugar a do corpo; esta última, aliás, não te dará grande trabalho se o teu objetivo apenas for gozar de boa saúde. (Sêneca, p. 50)
Neste sentido, verificamos que, em sua maioria, os professores não souberam definir qual a teoria que adotam em seu trabalho, ou mencionaram a mesclagem de teorias e métodos em sua prática, por acreditarem que tal combinação é algo positivo para o processo ensino-aprendizagem. Isto nos evidenciou quão difusa e pouco consistente se encontra a formação do professor na atualidade. (Leonardo; Silva, 2013, p. 316)
Nota-se pela situação do país, pelos hábitos do povo, pela experiência que temos tido sobre esse ponto, que é impraticável levantar qualquer soma muito considerável para a tributação direta. As leis fiscais têm-se multiplicado em vão; novos métodos para aplicar a arrecadação foram tentados inutilmente; a expectativa pública tem sido uniformemente desapontada e as tesourarias estaduais continuam vazias. (Hamilton apud Copi, 1978, p. 35)
Wittgenstein costumava comparar o pensamento com a natação: assim como na natação nossos corpos têm uma tendência natural para flutuarem na superfície, de modo que é preciso um grande esforço físico para mergulharem até o fundo, também, no pensamento, é preciso um grande esforço mental para obrigar nossas ideias a afastarem-se da superfície e mergulharem nas profundezas de um problema filosófico. (Pticher apud Copi, 1978, p. 117)

Mais conteúdos dessa disciplina