Existem alguns fatos que não necessitam ser provados (pois, independem de prova).
Com base no material estudado, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
1- Fatos evidentes.
2- Fatos que contêm uma presunção legal (juris et de jure).
3- Fatos impossíveis.
4- Fatos irrelevantes ou inúteis.( ) Estão relacionados à lei que reputa o fato com presunção absoluta de veracidade, não cabendo prova em contrário. As doutrinas trazem como exemplo a inimputabilidade do menor de 18 (dezoito) anos, que deve apresentar a certidão de nascimento em sede policial ou processual.
( ) São os que decorrem da intuição, de algo lógico. Não precisam ser provados e conhecidos como fatos axiomáticos.
( ) São os que acontecem quando não há relação com a causa, com sua resolução, a exemplo do animal de estimação do autor do crime, desde que não se tenha relação com o que se apura.
( ) São os que qualquer homem médio informado sabe ser inverossímil, como, por exemplo, o autor alegar que estava em outro planeta no dia do fato delituoso.
a.
4, 3, 2 e 1
b.
2, 1, 4 e 3
c.
3, 4, 1 e 2
d.
1, 2, 3 e 4
e.
4, 2, 1 e 3
Ed
mês passado
Vamos analisar as definições apresentadas para cada tipo de fato e relacioná-las com as opções: 1. Fatos evidentes: São aqueles que não precisam de prova, pois são claros e conhecidos por todos. 2. Fatos que contêm uma presunção legal (juris et de jure): São fatos que a lei considera verdadeiros, não permitindo prova em contrário. 3. Fatos impossíveis: São aqueles que não podem ocorrer, como alegar que se estava em outro planeta durante um crime. 4. Fatos irrelevantes ou inúteis: São fatos que não têm relação com o que está sendo apurado, como o animal de estimação do autor do crime. Agora, vamos relacionar as definições com as opções: - (4): Fatos irrelevantes ou inúteis. - (3): Fatos impossíveis. - (2): Fatos que contêm uma presunção legal. - (1): Fatos evidentes. Com isso, a sequência correta é: 1 (fatos evidentes), 2 (fatos com presunção legal), 3 (fatos impossíveis) e 4 (fatos irrelevantes). Portanto, a alternativa correta é: d. 1, 2, 3 e 4.