A Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, assinada pelo Presidente Getúlio Vargas, em 1º de maio de 1943, é um marco nas relações trabalhistas do Brasil. Essa Consolidação estatui as normas que regulam as relações individuais e coletivas de trabalho nela previstas.
Entendendo que os intervalos no trabalho, não remuneráveis como regra, são necessários para a recomposição física do empregado, analise as alternativas a seguir e marque a correta em que o período de descanso apresentado.
A)
Em qualquer trabalho contínuo, cuja duração exceda de 6 (seis) horas, é obrigatória a concessão de um intervalo para repouso ou alimentação, o qual será, no mínimo, de 1 (uma) hora e, salvo acordo escrito ou contrato coletivo em contrário, não poderá exceder de 3 (três) horas.
B)
Para amamentar o próprio filho, até que este complete 6 (seis) meses de idade, a mulher terá direito, durante a jornada de trabalho, a 4 (quatro) descansos especiais, de meia hora cada um.
C)
Entre 2 (duas) jornadas de trabalho, haverá um intervalo de 11(onze) horas consecutivas, no mínimo, destinado ao repouso.
D)
Nos serviços permanentes de mecanografia (datilografia, escrituração ou cálculo), a cada período de 60 (sessenta) minutos de trabalho consecutivo corresponderá um repouso de 10 (dez) minutos não deduzidos da duração normal de trabalho.
E)
Não excedendo de 6 (seis) horas o trabalho, será, entretanto, obrigatório um intervalo de 15 (quinze) minutos quando a duração ultrapassar 5 (cinco) horas.
Ed
há 4 semanas
Vamos analisar cada uma das alternativas apresentadas em relação à Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e os intervalos de descanso: A) Em qualquer trabalho contínuo, cuja duração exceda de 6 (seis) horas, é obrigatória a concessão de um intervalo para repouso ou alimentação, o qual será, no mínimo, de 1 (uma) hora e, salvo acordo escrito ou contrato coletivo em contrário, não poderá exceder de 3 (três) horas. Correta. Esta afirmação está de acordo com o que a CLT estabelece. B) Para amamentar o próprio filho, até que este complete 6 (seis) meses de idade, a mulher terá direito, durante a jornada de trabalho, a 4 (quatro) descansos especiais, de meia hora cada um. Incorreta. A CLT prevê 2 (dois) intervalos de 30 minutos para amamentação, não 4. C) Entre 2 (duas) jornadas de trabalho, haverá um intervalo de 11 (onze) horas consecutivas, no mínimo, destinado ao repouso. Incorreta. A CLT realmente prevê um intervalo de 11 horas, mas isso se refere ao descanso entre jornadas, não a um intervalo durante a jornada. D) Nos serviços permanentes de mecanografia (datilografia, escrituração ou cálculo), a cada período de 60 (sessenta) minutos de trabalho consecutivo corresponderá um repouso de 10 (dez) minutos não deduzidos da duração normal de trabalho. Incorreta. A CLT não menciona especificamente essa regra para mecanografia. E) Não excedendo de 6 (seis) horas o trabalho, será, entretanto, obrigatório um intervalo de 15 (quinze) minutos quando a duração ultrapassar 5 (cinco) horas. Incorreta. A CLT não estabelece um intervalo de 15 minutos para jornadas de até 6 horas. Portanto, a alternativa correta é a A.