“O desenvolvimento é um processo vitalício de mudança. Cada período do ciclo de vida é afetado pelo que aconteceu antes e afetará o que está por vir. Cada período tem características e valores únicos. Nenhum período é mais ou menos importante que qualquer outro.”
PAPALIA, D. E.; FELDMAN, R. D. Desenvolvimento humano. Porto Alegre: Artmed, 2013. p. 72.
O desenvolvimento das habilidades motoras acontece ainda na infância; é identificada em fases que vão até o pico de uma habilidade. Essas fases são:
Escolha uma opção:
a.
movimento inicial, movimento elementar, movimento proficiente.
b.
pré-movimento, movimento inicial, movimento intermediário, movimento final.
c.
movimento inicial, movimento básico, movimento intermediário, movimento avançado.
d.
movimento reflexo, movimento rudimentar, movimento fundamental, e movimento especializado.
e.
movimento infantil, movimento adolescente, movimento adulto, movimento maduro.
Ed
há 4 semanas
Para identificar as fases do desenvolvimento das habilidades motoras, precisamos considerar as etapas que são comumente reconhecidas na literatura sobre desenvolvimento motor. Analisando as opções: a) movimento inicial, movimento elementar, movimento proficiente - Esta opção parece correta, pois descreve um progresso nas habilidades motoras. b) pré-movimento, movimento inicial, movimento intermediário, movimento final - Embora inclua várias etapas, não é uma terminologia comum para o desenvolvimento motor. c) movimento inicial, movimento básico, movimento intermediário, movimento avançado - Esta opção também não é a mais comum na literatura. d) movimento reflexo, movimento rudimentar, movimento fundamental, e movimento especializado - Esta opção é bastante reconhecida e descreve bem as fases do desenvolvimento motor. e) movimento infantil, movimento adolescente, movimento adulto, movimento maduro - Esta opção não se refere especificamente ao desenvolvimento das habilidades motoras, mas sim a fases da vida. A opção que melhor descreve as fases do desenvolvimento das habilidades motoras é: d) movimento reflexo, movimento rudimentar, movimento fundamental, e movimento especializado.
Patricia Franca
há 4 semanas
“Crianças que frequentam projetos sociais apresentam melhor padrão de desenvolvimento motor quando comparadas às crianças que não participam de projetos sociais e que também não participam atividades extraclasses [...]. A prática de atividades esportivas [...] demonstrou ser um fator significativamente favorável à motricidade de seus participantes [...].”
SANTOS, A. M.; NETO, F. R.; PIMENTA, R. A. Avaliação das habilidades motoras de crianças participantes de projetos sociais/esportivos. Motricidade, Lisboa, v. 9, n. 2, p. 51-61, 2013.
Nesse sentido, o miniatletismo tem uma série de objetivos para garantir a motivação à prática do esporte. Alguns deles são:
Escolha uma opção:
a.
transmissão nas redes sociais, exposição dos vencedores e divisão por idades.
b.
atividades adequadas para o nível do desenvolvimento motor, divisão em grupos por idade e competições individuais.
c.
participação simultânea, atividades que não priorizam habilidade e exigência adequadas para o nível do desenvolvimento motor.
d.
premiação para os vencedores, divulgação dos resultados e sorteio de equipes.
e.
atividades adequadas para o nível de habilidade, provas desafiadoras e premiação para todos os participantes.