Os circuitos RLC são amplamente utilizados em diversas áreas da engenharia elétrica, como eletrônica, telecomunicações e sistemas de energia. Eles desempenham um papel fundamental no projeto e análise de sistemas elétricos e eletrônicos e podem apresentar três casos principais de resposta natural: subamortecida, criticamente amortecida e superamortecida.
Considerando o texto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Um circuito RLC subamortecido possui um coeficiente de amortecimento menor do que o necessário para evitar oscilações. Nesse caso, a resposta transitória do circuito apresenta oscilações amortecidas.
PORQUE
II. Um circuito RLC criticamente amortecido possui um coeficiente de amortecimento igual ao necessário para evitar oscilações. A resposta transitória desse circuito é caracterizada por uma resposta rápida sem oscilações.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Ed
mês passado
Vamos analisar as asserções: I. Um circuito RLC subamortecido possui um coeficiente de amortecimento menor do que o necessário para evitar oscilações. Nesse caso, a resposta transitória do circuito apresenta oscilações amortecidas. Esta afirmação é verdadeira. Um circuito subamortecido realmente apresenta oscilações que diminuem ao longo do tempo. II. Um circuito RLC criticamente amortecido possui um coeficiente de amortecimento igual ao necessário para evitar oscilações. A resposta transitória desse circuito é caracterizada por uma resposta rápida sem oscilações. Esta afirmação também é verdadeira. Um circuito criticamente amortecido é projetado para retornar ao estado de equilíbrio o mais rápido possível sem oscilações. Agora, vamos avaliar a relação entre as asserções: - A asserção II é uma justificativa correta da I? Não, porque a I fala sobre o comportamento do circuito subamortecido, enquanto a II descreve o circuito criticamente amortecido. Portanto, a II não justifica a I. Com base nessa análise, a alternativa correta é: As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.