“Entre 1987 e 1988, o Congresso Nacional se dedicou a redigir a nova Constituição Federal do Brasil. O resultado desse trabalho simbolizou não só a formalização de princípios sociais e políticos que passariam a vigorar no país, mas também o fim da ditadura militar.
Chamada de Constituição cidadã pelo deputado Ulysses Guimarães, presidente da Assembleia Nacional Constituinte, a nova Carta substituiu o texto de 1967, que havia consolidado o golpe de 1964 ao conferir mais poderes à União e ao presidente da República.
Com o fim do regime militar, em 1985, a aprovação da Constituição pelos parlamentares em 22 de setembro de 1988 foi um dos marcos principais na transição para a democracia. A promulgação da Carta ocorreu em 5 de outubro do mesmo ano.
Três décadas depois da aprovação, a Constituição mantém intactos pontos essenciais em sua concepção, ao mesmo tempo em que soma dezenas de alterações e atrai debates sobre as necessidades de ser ou não revista para dar conta dos desafios dos tempos atuais.
O que é a Constituição?
É o conjunto de normas que regem o país. Está acima de todas as outras leis em vigor. Estabelece direitos e deveres dos cidadãos, disciplina o ordenamento jurídico e organiza o papel do poder público, definindo, atribuições dos entes da federação (municípios, estados e União) e dos três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário). A Constituição também impõe limites para seus agentes incluindo a possibilidade de impeachment do presidente da República.
A Constituição de 1988 conhecida como “constituição cidadã” estabeleceu grandes conquistas para a Democracia. Considerando as informações apresentadas, assinale a alternativa correta: Quais foram os direitos estabelecidos na Constituição?
Grupo de escolhas da pergunta
A Constituição estabeleceu o parlamentarismo com divisão do poder entre executivo e legislativo. Garantia de voto aos analfabetos e aos maiores de 18 anos, previdência dos trabalhadores do campo a liberdade de expressão e de ir e vir.
Com a constituição foi possível garantir o presidencialismo com a divisão entre poder executivo, legislativo e judiciário, direito a voto aos alfabetizados maiores de 18 anos, previdência do trabalhador urbano e liberdade de expressão.
A constituição garantiu o maior poder do executivo sobre os demais poderes, Garantia de voto aos analfabetos e aos maiores de 18 anos, a liberdade de expressão e de ir e vir e o voto obrigatório.
A Constituição garantiu o presidencialismo com a divisão entre poder executivo, legislativo e judiciário. Garantia de voto aos analfabetos e maiores de 16 anos, previdência dos trabalhadores do campo a liberdade de expressão.
A Constituição criou o Estado de Direito com primazia do judiciário sobre os demais poderes, Garantia de voto aos analfabetos e aos maiores de 18 anos, previdência dos trabalhadores do campo, a liberdade de expressão e de ir e vir.
Ed
há 2 meses
A Constituição de 1988, conhecida como "Constituição Cidadã", estabeleceu importantes direitos e garantias para os cidadãos brasileiros. Dentre as alternativas apresentadas, a que mais se aproxima dos direitos estabelecidos na Constituição é: A Constituição garantiu o presidencialismo com a divisão entre poder executivo, legislativo e judiciário. Garantia de voto aos analfabetos e maiores de 16 anos, previdência dos trabalhadores do campo e a liberdade de expressão. Isso porque a Constituição de 1988 realmente garantiu o voto a maiores de 16 anos e estabeleceu direitos fundamentais, como a liberdade de expressão e a previdência social.