Logo Passei Direto
Buscar

Em livros de química analítica é possível encontrar os valores tabelados da constante do produto de solubilidade (Kps), para diversos compostos. A obtenção destes valores é realizada pelo cálculo teórico seguido de comprovação experimental, realizada em laboratório. Assim de posse de valores dessa constante de solubilidade, Kps, podemos prever a solubilidade de compostos, apenas comparando os valores da constate.

Com relação à comparação de compostos a partir do Kps de substâncias, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:

I. Para afirmarmos que um composto é mais solúvel que outro, devemos comparar suas constantes de solubilidade, assim uma substância será mais solúvel que outra quando o seu valor de Kps for maior. Essa comparação se dá entre quaisquer substâncias.

PORQUE

II. Somente as substâncias que apresentam a mesma razão de íons, ou seja, que possuem a mesma quantidade de cátions e ânions, podem ser comparadas em relação a sua solubilidade. Como exemplo podemos comparar PbI2 com PbBr2.

Sobre essas duas afirmativas, é CORRETO afirmar que:A) As duas são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

B) As duas são verdadeiras, mas não estabelecem relação entre si.

C) A primeira é uma afirmativa falsa; e a segunda, verdadeira.

D) A primeira é uma afirmativa verdadeira; e a segunda, falsa.


User badge image
douglas amorim moreira

mês passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

mês passado

Vamos analisar as duas asserções: I. Para afirmarmos que um composto é mais solúvel que outro, devemos comparar suas constantes de solubilidade, assim uma substância será mais solúvel que outra quando o seu valor de Kps for maior. Essa comparação se dá entre quaisquer substâncias. - Essa afirmativa é parcialmente verdadeira. É verdade que um maior valor de Kps indica maior solubilidade, mas a comparação deve ser feita entre substâncias que se dissociam em quantidades equivalentes de íons, ou seja, não se pode comparar diretamente Kps de compostos que têm diferentes razões de íons. II. Somente as substâncias que apresentam a mesma razão de íons, ou seja, que possuem a mesma quantidade de cátions e ânions, podem ser comparadas em relação a sua solubilidade. Como exemplo podemos comparar PbI2 com PbBr2. - Essa afirmativa é verdadeira. Para que a comparação de solubilidade seja válida, os compostos devem ter a mesma proporção de íons. Agora, vamos às opções: A) As duas são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira. - Falsa, pois a primeira não é totalmente verdadeira. B) As duas são verdadeiras, mas não estabelecem relação entre si. - Falsa, pois a primeira não é totalmente verdadeira. C) A primeira é uma afirmativa falsa; e a segunda, verdadeira. - Verdadeira, pois a primeira é falsa e a segunda é verdadeira. D) A primeira é uma afirmativa verdadeira; e a segunda, falsa. - Falsa, pois a primeira não é verdadeira. Portanto, a alternativa correta é: C) A primeira é uma afirmativa falsa; e a segunda, verdadeira.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina