Logo Passei Direto
Buscar

Fisioterapia

UNICESUMAR

O envelhecimento é um processo contínuo e gradual de alterações naturais que começam na idade adulta. Durante o final da idade adulta, muitas funções corporais começam a declinar-se gradativamente. As teorias biológicas do envelhecimento examinam o assunto sob a ótica da degeneração da função e estrutura dos sistemas orgânicos e células. De forma geral, podem ser definidas em duas categorias: a natureza genética-desenvolvimentista e a natureza estocástica. A primeira entende o envelhecimento no contexto de um continuum controlado geneticamente, enquanto o último trabalha com a hipótese de que o processo é resultado do acúmulo de agressões ambientais (Farinatti, 2002).

Fonte: FARINATTI, P. DE T. V. Teorias biológicas do envelhecimento: do genético ao estocástico. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, v. 4, p. 129-138, jul. 2002.


Sobre essas teorias, analise as afirmativas a seguir.


I. As teorias do uso e desgaste e a teoria dos danos oxidativo e radicais livres são consideradas de natureza estocástica.

II. As teorias da Mutação Somática descrevem que os efeitos do envelhecimento advêm do acúmulo de mutações genéticas pode ser um fator que contribui para o envelhecimento biológico.

III. A Teoria Neuroendócrina está relacionada apenas ao declínio do Sistema Imunológico;

IV. A Teoria do telômero defende que à medida que as células se dividem para se multiplicar o tamanho dos telômeros vão se reduzindo, resultando no comprometimento da capacidade de duplicação celular;


É correto o que se afirma em:

 

Alternativas


Alternativa 1:


I e II, apenas.


Alternativa 2:


I e IV, apenas.


Alternativa 3:


II e III, apenas.


Alternativa 4:


I, II e III, apenas.


Alternativa 5:


I, II e IV, apenas.

User badge image
tilacastro.87

mês passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

mês passado

Vamos analisar cada afirmativa: I. As teorias do uso e desgaste e a teoria dos danos oxidativos e radicais livres são consideradas de natureza estocástica. Verdadeiro, essas teorias se baseiam na ideia de que o envelhecimento é resultado de danos acumulados ao longo do tempo, o que se encaixa na categoria estocástica. II. As teorias da Mutação Somática descrevem que os efeitos do envelhecimento advêm do acúmulo de mutações genéticas, que pode ser um fator que contribui para o envelhecimento biológico. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois a mutação somática é uma teoria que sugere que o acúmulo de mutações ao longo do tempo contribui para o envelhecimento. III. A Teoria Neuroendócrina está relacionada apenas ao declínio do Sistema Imunológico. Falso, a Teoria Neuroendócrina envolve mais do que apenas o sistema imunológico; ela também considera a interação entre o sistema nervoso e o sistema endócrino no processo de envelhecimento. IV. A Teoria do telômero defende que à medida que as células se dividem para se multiplicar, o tamanho dos telômeros vai se reduzindo, resultando no comprometimento da capacidade de duplicação celular. Verdadeiro, essa afirmativa está correta e descreve bem a teoria dos telômeros. Agora, vamos ver quais alternativas contêm apenas as afirmativas verdadeiras: - Alternativa 1: I e II, apenas. (Correta) - Alternativa 2: I e IV, apenas. (Correta) - Alternativa 3: II e III, apenas. (Incorreta) - Alternativa 4: I, II e III, apenas. (Incorreta) - Alternativa 5: I, II e IV, apenas. (Correta) As alternativas corretas são a 1, 2 e 5. No entanto, como você pediu a alternativa que contém todos os itens verdadeiros, a melhor opção é a Alternativa 5: I, II e IV, apenas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina