Logo Passei Direto
Buscar
A figura abaixo representa um corte transversal de uma piscina que será construída com concreto armado. A altura das suas paredes será h = 1,25 m, a espessura da laje de fundo será e = 20 cm e a máxima altura de água será ha = 1,20 m.
Lembrando que, segundo as leis de Stevin e de Pascal, a pressão em um ponto qualquer no interior de um líquido em repouso é exercida igualmente em todas as direções e que o seu valor equivale ao valor do peso específico do líquido multiplicado pelo valor da profundidade do ponto em relação à superfície livre do líquido, e considerando y = 10 kN/m3 como o valor do peso específico da água, é possível concluir que o valor da pressão na junção das paredes com a laje de fundo dessa piscina será cerca de
a. 1,25 kN/m2
b. 1,20 kN/m2
c. 1,45 kN/m2
d. 12,0 kN/m2
e. 14,0 kN/m2
User badge image
Testando o Conhecimento

mês passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

mês passado

Para calcular a pressão na junção das paredes com a laje de fundo da piscina, precisamos usar a fórmula da pressão em um líquido em repouso, que é dada por: \[ P = \gamma \cdot h \] onde: - \( P \) é a pressão, - \( \gamma \) é o peso específico do líquido (neste caso, água, que é 10 kN/m³), - \( h \) é a profundidade do ponto em relação à superfície livre do líquido. A máxima altura da água na piscina é \( h_a = 1,20 \, m \). Portanto, a pressão na junção das paredes com a laje de fundo, que está a 1,20 m de profundidade, será: \[ P = 10 \, kN/m³ \cdot 1,20 \, m = 12 \, kN/m² \] Assim, a pressão na junção das paredes com a laje de fundo da piscina será cerca de: d) 12,0 kN/m².

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina