Logo Passei Direto
Buscar

Você consegue se imaginar totalmente estático, sem realizar qualquer movimento? Será que o mais experiente performer de estátuas, que é capaz de ficar horas numa mesma posição, está totalmente imóvel? De fato, não: na verdade, os músculos da respiração estão em atividade garantindo o fluxo de ar nos pulmões, assim como o coração está bombeando o sangue, ritmicamente, pelo corpo. No entanto não conseguimos perceber esses movimentos! Por outro lado, quando nosso esqueleto se move, seus movimentos são claramente visíveis: é o caso de quando comemos, conversamos, gesticulamos, coçamos, abraçamos, andamos, corremos, etc. Bem, estamos aqui nos referindo a contração da musculatura estriada esquelética, voluntária. Esse processo acontece após uma sequência de eventos que permitem essa movimentação, sendo que a actina se apresenta de duas formas: a actina G e a actina F, e a F é a que se liga à miosina durante a contração muscular.

Com relação aos eventos ocorridos na contração muscular, assinale a alternativa correta:

Alternativas:

  • a)
  • A actina mantém-se distante da miosina por conta de um equilíbrio iônico entre si, e quando ocorre a contração, a substância contrátil da miofibrila é denominada de actinomiosina.
  • b)
  • Actinomiosina é quando a actina G se liga à miosina, formando a G-actinomiosina, e neste processo a actina F, para que possa se ligar à miosina, necessita ser transformada em actina G, dependente de íons de sódio, potássio e magnésio. F
  • c)
  • Dentro da dependência da presença de íons de sódio é que ocorre a ligação da miosina com a actina G, sendo que o equilíbrio iônico da fibra muscular deixa de acontecer quando a mesma se repolariza e assim há a formação da G-actinomiosina.
  • Alternativa assinalada
  • d)
  • A fonte de energia utilizada pelos músculos para a contração muscular é o ADP (difosfato de adenosina) que pode ser gerado por duas formas: ATP-PCr, glicólise oxidativa.
  • e)
  • O sistema ATP-PCr consiste na liberação de um fosfato proveniente da fosfocreatina (PCr) para o ADP (adenosina difosfato), formando então um ATP disponível para uso celular.


User badge image
Seliane Carvalho

mês passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

mês passado

Vamos analisar cada uma das alternativas sobre os eventos ocorridos na contração muscular: a) A actina mantém-se distante da miosina por conta de um equilíbrio iônico entre si, e quando ocorre a contração, a substância contrátil da miofibrila é denominada de actinomiosina. Falsa. A actina e a miosina se ligam durante a contração, e o termo correto para a complexidade formada é actinomiosina, mas a afirmação sobre o "equilíbrio iônico" não está correta. b) Actinomiosina é quando a actina G se liga à miosina, formando a G-actinomiosina, e neste processo a actina F, para que possa se ligar à miosina, necessita ser transformada em actina G, dependente de íons de sódio, potássio e magnésio. Falsa. A actina F é a forma filamentar que se liga à miosina, e não há necessidade de transformação em actina G para a ligação. c) Dentro da dependência da presença de íons de sódio é que ocorre a ligação da miosina com a actina G, sendo que o equilíbrio iônico da fibra muscular deixa de acontecer quando a mesma se repolariza e assim há a formação da G-actinomiosina. Falsa. A ligação da miosina com a actina não depende de íons de sódio, mas sim de íons de cálcio (Ca²⁺). d) A fonte de energia utilizada pelos músculos para a contração muscular é o ADP (difosfato de adenosina) que pode ser gerado por duas formas: ATP-PCr, glicólise oxidativa. Falsa. A fonte de energia para a contração muscular é o ATP (trifosfato de adenosina), não o ADP. e) O sistema ATP-PCr consiste na liberação de um fosfato proveniente da fosfocreatina (PCr) para o ADP (adenosina difosfato), formando então um ATP disponível para uso celular. Verdadeira. Esta afirmação está correta, pois descreve como a fosfocreatina ajuda a regenerar ATP a partir do ADP durante a contração muscular. Portanto, a alternativa correta é a e).

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina