Logo Passei Direto
Buscar
LiveAo vivo

Comunicação

PUC-MINAS

Leia o Case da Scandinavian Air Lines (SAS):

“Rudy Peterson era um empresário americano que estava hospedado no Grand Hotel em Estocolmo. Um certo dia, saiu do hotel e dirigiu-se para o Aeroporto de Arlanda, ao norte de Estocolmo, para viajar com um colega para Copenhagen, pela Scandinavian Airlines. A viagem, embora de um dia, era muito importante.

Quando chegou ao aeroporto, percebeu que havia deixado a passagem no hotel. Ao vestir o sobretudo, ele a colocara sobre a escrivaninha, e esquecera-se de pegá-la novamente.

Qualquer um sabe que não se pode embarcar num avião sem o bilhete da passagem, e Rudy Peterson já se resignara a perder o vôo e sua reunião de negócios em Copenhagen. Porém, quando explicou seu dilema no balcão da empresa, teve um surpresa agradável.

‘Não se preocupe, senhor Peterson’, disse a funcionária, com um sorriso. ‘Aqui está seu cartão de embarque. Vou anexar a ele um bilhete provisório. Basta me dizer o número do seu apartamento no Grand Hotel e o seu destino em Copenhagen, que cuidarei do resto.’

Enquanto Rudy e seu colega esperavam no salão de passageiros, a funcionária telefonou para o hotel. Uma camareira foi ao apartamento e encontrou a passagem – exatamente onde o senhor Peterson dissera que estaria. A funcionária então enviou um carro da SAS para buscar a passagem no hotel e trazê-la diretamente até ela. Desta maneira, tudo andou tão rápido que o bilhete chegou antes do vôo para Copenhagen ter saído. Ninguém ficou mais surpreso do que o Rudy Peterson quando a aeromoça aproximou-se dele e disse: ‘ Senhor Peterson? Aqui está a sua passagem.’

O que teria acontecido em uma empresa aérea mais tradicional? Os manuais das companhias aéreas, em sua maioria, são claros: ‘Sem passagem, não há viagem”. Na melhor das hipóteses, a funcionária teria informado ao seu superior a respeito do problema, mas Peterson quase certamente teria perdido seu vôo. Ao invés disso, por causa da maneira como a SAS tratou a situação, ele não só ficou bem impressionado como chegou a tempo para sua reunião.” 

Extraído de: Carlzon, Jan. Hora da verdade. Maria Luiza Newlands Silveira (trad). 10ª ed. Rio de Janeiro: COP, 1994, Pp15-16.

Analise as frases abaixo e a relação proposta entre elas:

I. As ações e decisões da funcionária foram rápidas, pró-ativas e demonstram que a ela possui empowerment e autonomia.

PORQUE

II. A funcionária sabe questionar as regras da empresa e descumpri-las para atender as necessidades dos clientes.

a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

b) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

c) As asserções I e II são proposições verdadeiras; e a II é uma justificativa da I.

d) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

User badge image
Viviane Amora

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar as duas asserções: I. As ações e decisões da funcionária foram rápidas, pró-ativas e demonstram que ela possui empowerment e autonomia. Essa afirmação é verdadeira, pois a funcionária agiu rapidamente e tomou decisões que beneficiaram o cliente, mostrando que tinha autonomia para resolver a situação. II. A funcionária sabe questionar as regras da empresa e descumpri-las para atender as necessidades dos clientes. Essa afirmação é um pouco mais complexa. Embora a funcionária tenha agido de forma a atender as necessidades do cliente, não fica claro que ela realmente "questionou" as regras ou as "descumpriu". Ela seguiu um procedimento que estava dentro de sua autonomia, sem necessariamente desrespeitar as regras. Agora, vamos às alternativas: a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. - Falsa, pois a II não é verdadeira. b) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. - Falsa, pois a I é verdadeira. c) As asserções I e II são proposições verdadeiras; e a II é uma justificativa da I. - Falsa, pois a II não é verdadeira. d) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. - Verdadeira, pois a I é verdadeira e a II é falsa. Portanto, a alternativa correta é: d) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina