Nos estudos sobre a anatomia capilar e tricologia capilar, o profissional e aluno de estética deve ter acesso ao conhecimento sobre as estruturas constituintes do couro cabeludo e também sobre as estruturas específicas do cabelo, como o folículo sebáceo. Esse conhecimento é importante para que o profissional possa aplicar as técnicas corretas e mais adequadas para cada caso de disfunção nessa estrutura, assim como possa propor meios de tricologia adequados e menos agressivos às estruturas capilares. Dessa forma, cada estrutura pertencente à unidade pilossebácea possui sua função e sua característica específica. Nesse sentido, observe a figura a seguir.

BERTIM, F. R. S. Recursos estéticos e cosméticos capilar. Porto Alegre: SAGAH, [20--].
Sobre a anatofisiologia do folículo pilossebáceo e da haste capilar, considerando a imagem apresentada, analise as afirmações a seguir.
I. As terminações nervosas presentes na unidade pilossebácea transmitem as sensações de frio, calor e pressão percebidas na pele para o sistema nervoso central.
II. O arrepio acompanhado da ereção dos pelos acontece devido à contração do músculo eretor do pelo, que também promove informação sensorial ao sistema nervoso central.
III. A raiz do cabelo se apresenta mais grossa e escura quando o fio está na fase catágena, sendo mais fácil de ser arrancado à tração.
É correto o que se afirma em
A)
II e III, apenas.
B)
I, II e III.
C)
I e II, apenas.
D)
I, apenas.
E)
III, apenas
Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!