Ed
há 2 meses
Você precisa criar uma nova pergunta.
Marcos Cardoso
há 3 semanas
A palavra “modernidade” e a expressão “pacto social”, os dois principais temas deste encontro, estão muito desgastados pelo uso abusivo e pelo significado elástico a que ambas têm sido submetidas por vários governos, regimes e administrações, neste País. Sem querer aqui roubar definição do gosto do colega Senador Fernando Henrique Cardoso, “modernidade” passou a ser uma “palavra-ônibus”, significando de tudo um pouco de acordo com o gosto do freguês. E, em certos momentos, essa palavra passou a ser usada com tal liberalidade que, em muitos casos, ela passa a significar exatamente o oposto do que sempre quis dizer.
Da mesma forma, pode-se dizer que o uso frequente, e nem sempre bem-intencionado, da junção das palavras “pacto” e “social” terminou por lhes retirar qualquer significado, seja em conjunto, seja separadamente.
Fonte: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/529130/000124694_Sociedade_civil_pacto_social.pdf?sequence=1
Sobre a polissemia da palavra “Direito”, analise as asserções a seguir:
I. Direito também pode ser entendido como sendo um lado do corpo ou do objeto que se observa e não só o conjunto de normas da vida em sociedade que busca o ideal de justiça.
PORQUE
II. Direito é uma palavra polissêmica, ou seja, existe uma multiplicidade de sentidos que a fazem ter interpretações e empregos diversos, a julgar do contexto que se utiliza.
Assinale a alternativa correta:
a.As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa da I.b.As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.c.A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.d.A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.e.As asserções I e II são proposições falsas.