Logo Passei Direto
Buscar

Economia

Outros
A delimitação do mercado é de suma importância para a inserção e sobrevivência da empresa. Aprendemos que o mercado pode ser geográfico, de produto e temporal e que há também a ação do governo para evitar o abuso do poder econômico, visando à dominação de mercado (truste) e, assim, deixá-lo mais de livre concorrência.
Com base no excerto sobre mercados, analise as afirmativas a seguir:
I. Os produtos mais homogêneos têm menos produtos substitutos.
II. A produção e venda de ovos de páscoa faz parte do mercado temporal.
III. Aumentar a participação da empresa no mercado é uma forma de maximização de lucros.
A - I, apenas.
B - I e II, apenas.
C - II e III, apenas.
D - I, II e III.
E - II, apenas.
User badge image
EconomiaNova

há 4 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I. Os produtos mais homogêneos têm menos produtos substitutos. Falso. Produtos homogêneos, por definição, são aqueles que são muito semelhantes entre si, o que geralmente significa que eles têm muitos substitutos, pois os consumidores podem facilmente trocar um produto por outro. II. A produção e venda de ovos de páscoa faz parte do mercado temporal. Verdadeiro. A produção e venda de ovos de páscoa é um exemplo claro de um produto que é comercializado em um período específico do ano, ou seja, durante a Páscoa, caracterizando um mercado temporal. III. Aumentar a participação da empresa no mercado é uma forma de maximização de lucros. Verdadeiro. Aumentar a participação de mercado geralmente está associado a um aumento nas vendas e, consequentemente, pode levar à maximização dos lucros. Com base nas análises: - A afirmativa I é falsa. - As afirmativas II e III são verdadeiras. Portanto, a alternativa que contém todos os itens verdadeiros é: C - II e III, apenas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

No mercado de trabalho, se tem o tão temido desemprego, que se refere à ociosidade do fator de produção trabalho ou mão de obra. Porém, essa é uma definição um tanto quanto simplista, não apresentando os diversos aspectos envolvidos na questão do desemprego. Isso, porque uma pessoa que está em idade de trabalhar pode não estar trabalhando por diversas razões e são esses motivos que a economia procura estudar. Assim, para entender o desemprego, é necessário entender os vários conceitos inerentes ao mercado de trabalho.
Com base no excerto sobre mercado de trabalho, analise as afirmativas a seguir:
I. As pessoas desempregadas ou a população desocupada é composta por aquelas pessoas que estão procurando emprego nos últimos 180 dias e que não estão trabalhando no mês da realização da pesquisa.
II. As Pessoas Incapacitadas ao trabalho são aquelas abaixo de certa idade, as física ou mentalmente inválidas para trabalhar, idosos, réus e outros não classificados na PEA ou na população não economicamente ativa.
III. A População residente é o total de pessoas vivendo em certo país em determinado momento do tempo, independentemente de sua idade e se está ou não trabalhando, procurando trabalho ou apenas ocioso.
IV. A População não economicamente ativa são as pessoas aptas a trabalhar, mas que não estão trabalhando e nem procurando emprego. Nessa categoria se incluem, por exemplo, os desalentados ou os estudantes.
A IV, apenas.
B III e IV, apenas.
C II, III e IV apenas.
D I e II, apenas.
E I e III, apenas.

No mundo real, a oferta e a demanda atuam conjuntamente, e o preço e a quantidade que são vendidas em mercados competitivos se dá quando as duas curvas (oferta e demanda) se interceptam. Nesse ponto, tem-se os preços e quantidades de equilíbrio do mercado competitivo. Qualquer preço acima daquele de equilíbrio significa que haverá mais oferta do que demanda. De forma inversa, qualquer preço abaixo daquele de equilíbrio significa que haverá mais demanda do que oferta. Todos os fatores que afetam as curvas de demanda, como renda, preço dos produtos complementares e substitutos, expectativa sobre o futuro, entre outros, e todos os fatores que afetam a curva de oferta, como tecnologia, preço dos produtos relacionados, interferência governamental etc. afetam o ponto de equilíbrio.
Com base no excerto que mostra que o governo também pode afetar o ponto de equilíbrio entre oferta e demanda, analise as afirmativas a seguir:
I. O congelamento e tabelamento de preços foi utilizado na década de 1980 e no início de 1990 para combater a inflação. Ao congelar os preços, o governo busca definir o preço de equilíbrio do mercado.
II. Os subsídios do governo objetivam desenvolver determinados setores. Ele faz isso ao arcar com parte dos custos produtivos da empresa que, assim, terá incentivo para aumentar a quantidade ofertada e/ou reduzir o preço, pois com o subsídio, o preço fica abaixo do preço de equilíbrio.
III. A fixação de preços máximos acontece quando o preço vendido no mercado está muito alto, assim, o governo com o objetivo de defender o consumidor estabelece um preço máximo que as empresas podem vender seus produtos. O preço máximo será sempre menor do que o preço de equilíbrio.
A II e III, apenas.
B I, II e III.
C III, apenas.
D I e II, apenas.
E I e III, apenas.

Mais conteúdos dessa disciplina