Logo Passei Direto
Buscar
À luz da Lei nº 8.112/1990, é correto afirmar que Joana:
Joana é servidora pública federal estável, aprovada em concurso público para cargo técnico em uma fundação pública federal. Após alguns anos de exercício, foi aprovada em concurso de nível superior promovido pela União, em cargo inacumulável com o anterior. Apesar do novo cargo oferecer melhores condições remuneratórias, Joana está insegura quanto à sua adaptação e desempenho, temendo não ser habilitada no estágio probatório.
a) já é servidora estável e, por isso, não se submeterá a novo estágio probatório.
b) deve pedir exoneração do cargo atual, sem possibilidade de retorno em caso de inabilitação no novo cargo.
c) não poderá ser reconduzida ao cargo de origem, pois o novo cargo pertence a outra pessoa jurídica.
d) poderá pedir vacância do cargo de origem, com possibilidade de recondução, caso não seja aprovada no estágio probatório do novo cargo.
e) deverá solicitar disponibilidade, podendo ser aproveitada no cargo anterior, caso reprovada no novo estágio probatório.
User badge image
PublicoGestor

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar as alternativas à luz da Lei nº 8.112/1990, que regula o regime jurídico dos servidores públicos federais. a) já é servidora estável e, por isso, não se submeterá a novo estágio probatório. - Incorreto. Mesmo sendo servidora estável, ao assumir um novo cargo, Joana deve passar por um novo estágio probatório. b) deve pedir exoneração do cargo atual, sem possibilidade de retorno em caso de inabilitação no novo cargo. - Incorreto. Joana não precisa pedir exoneração do cargo atual antes de assumir o novo. c) não poderá ser reconduzida ao cargo de origem, pois o novo cargo pertence a outra pessoa jurídica. - Incorreto. A recondução é possível, pois a nova vaga é em uma fundação pública federal, que é uma entidade da administração pública. d) poderá pedir vacância do cargo de origem, com possibilidade de recondução, caso não seja aprovada no estágio probatório do novo cargo. - Correto. Joana pode pedir vacância do cargo atual e, se não for aprovada no novo estágio probatório, pode ser reconduzida ao cargo de origem. e) deverá solicitar disponibilidade, podendo ser aproveitada no cargo anterior, caso reprovada no novo estágio probatório. - Incorreto. A disponibilidade é uma situação diferente e não se aplica diretamente ao caso de Joana. Portanto, a alternativa correta é: d) poderá pedir vacância do cargo de origem, com possibilidade de recondução, caso não seja aprovada no estágio probatório do novo cargo.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina