Logo Passei Direto
Buscar

Engenharia da Computação

Biológicas / Saúde
4) A Casa da Sabedoria surgiu com a função de acomodar a vasta escala de trabalhos de tradução e cópia, além de guardar o volume crescente de textos persas, sânscritos e gregos. Inicialmente, a instituição possuía um espaço para os trabalhos, suporte administrativo e ajuda financeira para o pequeno exército de eruditos que assumia essa tarefa. Ao longo do tempo, a Casa da Sabedoria ampliou seu espaço abrangendo escritórios de tradução, uma biblioteca e repositório de livros baseados nas grandes príncipes persas. Contava também com uma academia de eruditos e intelectuais das mais diversas partes do Império Árabe. No entanto, a sua função primordial era a “salvaguarda de conhecimento recebida assim, títulos como o de “Tesouro dos livros sagrados” ou “Tesouro da Sabedoria”. PRENDA, Dandara Arsi. A casa da sabedoria: instituição de valorização dos saberes no Oriente Médio. Anais do XVI encontro regional de História da ANPUH-RJ: saberes e práticas científicas. Disponível em: < http://www.encontro2014.rj.anpuh.org/resources/anais/28/1400276020_ARQUIVO_textoanpuh.pdf > Acesso em 17/01/2021. A gestão do conhecimento é um dos pontos importantes a serem ressaltados em relação à história da civilização árabe no período medieval, a partir de suas diferentes expressões culturais. Considerando as informações apresentadas sobre o projeto cultural da dinastia Abássida no Império Árabe, analise as afirmativas a seguir: I - Data desse período a reunião em livro e publicação das Mil e uma noites, bem como a tradução de grandes obras da filosofia grega para o árabe e o Persa. II - O início da perda territorial do Império Árabe, se deveu aos visitantes, que levaram aos seus países informações sobre as regiões e facilitaram a sua invasão por outros povos. III - Nas capitais dos califados os grandes artistas foram recebidos para apresentações nos palácios das próprias califas. IV - Junto com as Casas de Sabedoria, o Império Árabe criou diversas escolas e bibliotecas, que ensinavam não apenas o Corão, mas, também, h
User badge image
Junior Ribeiro

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I - Data desse período a reunião em livro e publicação das Mil e uma noites, bem como a tradução de grandes obras da filosofia grega para o árabe e o Persa. Verdadeiro, esse período é conhecido por sua rica produção literária e pela tradução de obras clássicas, incluindo as de filosofia grega. II - O início da perda territorial do Império Árabe, se deveu aos visitantes, que levaram aos seus países informações sobre as regiões e facilitaram a sua invasão por outros povos. Falso, essa afirmativa é um tanto confusa e não reflete com precisão as causas da perda territorial do Império Árabe, que foram mais complexas e envolveram fatores internos e externos, como guerras e divisões políticas. III - Nas capitais dos califados os grandes artistas foram recebidos para apresentações nos palácios das próprias califas. Verdadeiro, os califas frequentemente apoiavam e promoviam a arte e a cultura, recebendo artistas e intelectuais em suas cortes. IV - Junto com as Casas de Sabedoria, o Império Árabe criou diversas escolas e bibliotecas, que ensinavam não apenas o Corão, mas, também, h... (a frase está incompleta, mas a ideia de que havia escolas e bibliotecas é verdadeira). No entanto, sem a conclusão da afirmativa, não podemos considerá-la totalmente correta. Com base na análise, os itens verdadeiros são I e III. Portanto, a alternativa que contém todos os itens verdadeiros é: a) I e III.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
User badge image

Junior Ribeiro

há 2 meses

5)

Durante algum tempo após a rendição do reino árabe, os muçulmanos viveriam com certa tranquilidade na Península Ibérica, mesmo após a expulsão dos judeus, ocorrida em 1492. No entanto, não tardariam as medidas para que a religião do reino fosse única e católica, sem tolerância para qualquer outra forma de desvio e muito menos para o antigo modelo de pertencimento às outras duas fés ditas “do Livro”, a judaica e a muçulmana. Era a centralização da monarquia absoluta espanhola que se afirmava.

 

PALAZZO, Carmen Lúcia. A mesquita de Córdoba e a Alhambra de Granada: o monumento fundador e o derradeiro testemunho de al-Andalus. Revista Mirabilia Jun-Dez 2015. Brasília: UNB. Disponível em < https://www.raco.cat/index.php/Mirabilia/article/download/304025/393710 > Acesso em 18/01/2021.

 

O texto ressalta as particularidades da ocupação muçulmana na Península Ibérica, a qual marcou um padrão específico de convivência entre diferentes religiões naquele espaço geográfico.

A partir do conteúdo relativo ao texto-base, assinale a alternativa que identifique corretamente de maneira ocorreu a perseguição dos espanhóis aos árabes após 1492.

Selecione uma alternativa:

a)

Os espanhóis dobraram a quantidade de impostos aos que não se convertessem ao cristianismo, o que levou os muçulmanos, gradativamente, a aderirem à nova religião.

b)

Os espanhóis propuseram trocar todos os mulçumanos da Península pela cidade de Jerusalém, que pertencia aos Otomanos, mas a negociação não se concretizou.

c)

Os espanhóis colocaram todos os muçulmanos em navios para morrer no mar, mas eles, acidentalmente, encontraram a América, onde montaram seus novos territórios.

d)

Os espanhóis realizavam cruzadas internas, com o objetivo de conquistar em definitivo todos os lugares que ainda pertenciam aos muçulmanos.

e)

Os espanhóis passaram a proibir os cultos judaicos e muçulmanos, expulsando do Império ou matando os que se recusassem a se converter ao cristianismo.


Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina