Logo Passei Direto
Buscar

Leia o texto a seguir:

Pesquisa da consultoria Robert Half mostra que está aumentando a preocupação das empresas em diminuir a desigualdade de gênero em seu quadro de funcionários, com o crescimento do engajamento em ações afirmativas no último ano.

Segundo o levantamento, 55% dos recrutadores afirmam que a sua empresa adota políticas claras para promover a igualdade de gênero no ambiente corporativo. No último levantamento sobre o tema, realizado em fevereiro de 2021, essa porcentagem ficou abaixo dos 40%, o que indica um avanço das organizações.

A pesquisa, dentro da 19ª edição do Índice de Confiança Robert Half, foi feita em fevereiro deste ano com 387 recrutadores e 387 profissionais qualificados empregados.

Outro dado que mostra o alinhamento entre empresas e colaboradores é que 56% dos profissionais entrevistados reconhecem que as empresas para as quais trabalham contam com ações de combate à desigualdade de gênero.

Além disso, empresas e profissionais concordam que os principais benefícios da igualdade de gênero no ambiente de trabalho são pensamento mais diversos e melhora no clima corporativo.

“O pensamento diverso e a melhora no clima corporativo ocupam o mesmo grau de importância tanto para empresas quanto para profissionais. Contudo, para profissionais, o tema é um forte fator de atração de talentos, ou seja, fortalece a percepção de que a companhia é um bom empregador", afirma Débora Ribeiro, gerente de parcerias estratégicas da Robert Half.

"Em um contexto de mercado no qual os talentos estão cada vez mais disputados, a igualdade de gênero, entre outras ações afirmativas de diversidade e inclusão, assume um papel fundamental na guerra por talentos. As empresas que não se atentarem à questão deixarão escapar profissionais chave e, consequentemente, um pensamento mais diverso em sua estratégia de negócios”, completa [...]

Os dados mostram ainda que 34% dos 387 profissionais entrevistados buscaram negociar promoções ou aumentos salariais no último ano. A questão, desafiadora para ambos os gêneros, aparenta ser ainda mais crítica entre as mulheres.

Na percepção de 52% dos recrutadores, homens tendem a pedir mais promoções e a negociar mais os salários na comparação com as mulheres. Ao analisar apenas as respostas das recrutadoras do gênero feminino, esse índice alcança 75%.

Fonte: Pesquisa mostra maior esforço das empresas com a igualdade de gênero. G1, 08 abr. 2022. Disponível em: 

https://g1.globo.com/trabalho-e-carreira/noticia/2022/04/08/pesquisa-mostra-maior-esforco-das-empresas-com-a-igualdade-de-genero.ghtml . Acesso em: 03 ago. 2023.

 

Considerando as informações, avalie as afirmações abaixo:

  1. A pesquisa mostra que 55% dos recrutadores afirmam que suas empresas têm dificuldade em adotar políticas para promover a igualdade de gênero no ambiente corporativo.
  2. Prezar pela igualdade de gênero nas organizações é garantir um ambiente mais justo e promissor para os funcionários, principalmente para as mulheres que culturalmente são preteridas em relação aos homens.
  3. A pesquisa em referência revela que 60% dos profissionais entrevistados reconhecem que suas empresas contam com ações de combate à desigualdade de gênero.

 

É correto o que se afirma em:

Grupo de escolhas da pergunta



II e III, apenas.


I e II, apenas.


I e III, apenas.


II, apenas.


III, apenas.

User badge image
Priscila Genaro

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar cada uma das afirmações: 1. A pesquisa mostra que 55% dos recrutadores afirmam que suas empresas têm dificuldade em adotar políticas para promover a igualdade de gênero no ambiente corporativo. FALSO. O texto afirma que 55% dos recrutadores afirmam que suas empresas ADOTAM políticas claras para promover a igualdade de gênero, não que têm dificuldade em adotá-las. 2. Prezar pela igualdade de gênero nas organizações é garantir um ambiente mais justo e promissor para os funcionários, principalmente para as mulheres que culturalmente são preteridas em relação aos homens. VERDADEIRO. Essa afirmação está alinhada com a ideia de que a igualdade de gênero é importante para criar um ambiente mais justo. 3. A pesquisa em referência revela que 60% dos profissionais entrevistados reconhecem que suas empresas contam com ações de combate à desigualdade de gênero. FALSO. O texto menciona que 56% dos profissionais reconhecem que suas empresas têm ações de combate à desigualdade de gênero, não 60%. Com base na análise, apenas a afirmação II é verdadeira. Portanto, a alternativa correta é: II, apenas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina