Logo Passei Direto
Buscar

Inglês

Outros
Todo texto é elaborado para cumprir um propósito. O Texto 2, por exemplo, pretende, sobretudo,
a) divulgar novos canais pelos quais as mulheres podem denunciar agressões ou ameaças contra elas, cometidas por seus parceiros amorosos.
b) trazer conselhos para que casais que estão enfrentando problemas no relacionamento amoroso possam superá-los de uma maneira satisfatória.
c) alertar, especialmente as mulheres, para se manterem atentas a certos sinais de que seu relacionamento amoroso enfrenta problemas.
d) defender uma nova atitude para as mulheres, que deixem de ser submissas e ataquem seus parceiros amorosos sempre que se sentirem ameaçadas.
e) argumentar a favor de relacionamentos amorosos em que direitos sejam iguais, isto é, em que as mulheres possam revidar as ameaças dos parceiros.
User badge image
Questões Para o Saber

há 5 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

Para determinar o propósito do Texto 2, precisamos analisar cada uma das alternativas em relação ao que normalmente se espera de um texto que aborda questões de violência contra a mulher e empoderamento feminino. a) Divulgar novos canais pelos quais as mulheres podem denunciar agressões ou ameaças contra elas, cometidas por seus parceiros amorosos. - Esta opção parece estar alinhada com um propósito de informar e ajudar as mulheres a se protegerem. b) Trazer conselhos para que casais que estão enfrentando problemas no relacionamento amoroso possam superá-los de uma maneira satisfatória. - Essa opção é mais voltada para a resolução de conflitos, não necessariamente focando na questão da violência. c) Alertar, especialmente as mulheres, para se manterem atentas a certos sinais de que seu relacionamento amoroso enfrenta problemas. - Embora essa opção tenha um foco preventivo, não parece ser o principal propósito de um texto que visa a denúncia de agressões. d) Defender uma nova atitude para as mulheres, que deixem de ser submissas e ataquem seus parceiros amorosos sempre que se sentirem ameaçadas. - Essa opção sugere uma abordagem agressiva, que não é geralmente o foco de textos que buscam empoderar as mulheres de forma construtiva. e) Argumentar a favor de relacionamentos amorosos em que direitos sejam iguais, isto é, em que as mulheres possam revidar as ameaças dos parceiros. - Essa opção também não reflete um propósito construtivo, mas sim uma abordagem reativa. Após analisar as alternativas, a que melhor se alinha com o propósito de um texto que visa informar e ajudar as mulheres a se protegerem de agressões é a) divulgar novos canais pelos quais as mulheres podem denunciar agressões ou ameaças contra elas, cometidas por seus parceiros amorosos. Portanto, a resposta correta é a).

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Nas artes, de uma maneira geral, o amor é retratado poeticamente a partir de diversas perspectivas. Uma delas é o amor que aprisiona os apaixonados, em relações por vezes conturbadas. Leia atentamente os Textos 4 e 5, respectivamente um trecho de poema e uma letra de música, ambos do campo artístico-literário.
A respeito da temática e das marcas barrocas e árcades nos Textos 4 e 5, assinale a alternativa que registra uma análise CORRETA.
a) Uma diferença central entre os Textos 4 e 5 está na organização dos versos, uma vez que o primeiro obedece a um esquema em que todos os versos rimam entre si, enquanto o segundo obedece a versos mais livres e se distancia, desse modo, de um estilo árcade.
b) Uma marca do estilo barroco nos Textos 4 e 5 é sua temática, uma vez que ambos retratam uma cena em que o poeta se declara preso, cativo da mulher amada, numa situação sem volta, por parte do eu lírico, que reconhece estar incomodado com a dominação feminina.
c) Um artifício próprio do estilo barroco pode ser percebido nos Textos 4 e 5 quando ambos lançam apelos a divindades religiosas, uma vez que Gonzaga recorre a Aquiles e Alcides, das culturas greco-romanas, e Rossi tenta dialogar com Deus, da cultura contemporânea.
d) Um elemento próprio do estilo árcade pode ser percebido nos Textos 4 e 5 quando ambos adotam uma linguagem mais simples, sem inversões e metáforas complicadas, uma vez que essa simplicidade torna a poesia livre dos excessos formais, desnecessários à fluidez das palavras.
e) Um aspecto próprio do estilo árcade pode ser percebido nos Textos 4 e 5 quando ambos constroem a figura da mulher amada como alguém inalcançável, distante da vida do eu lírico, uma vez que ele acaba aprisionado pelo amor e, por isso, não viverá bem com sua amada.

O Texto 6 foi postado na página de um grêmio literário, mas qualquer pessoa que tiver acesso a essa página pode se apropriar desse texto e dele fazer uma postagem, em sua página pessoal. Sobre esse movimento, típico da circulação de textos nas redes sociais, e sobre o Texto 6 em particular, assinale a alternativa CORRETA.
a) Na maioria das vezes, postar textos de outros autores indica falta de criatividade de quem faz a postagem. A postagem do Texto 6 em uma página pessoal representa um indício de que a pessoa está vivendo uma grande frustração amorosa e que deseja “pedir socorro” extravasando sua frustração para que todos saibam dela.
b) Geralmente, quem posta textos de outros autores pretende expressar que se identifica com o conteúdo do texto selecionado. Alguém que, por exemplo, escolher postar o Texto 6 em sua página pessoal transmite a mensagem de que se identifica com um relacionamento amoroso que valoriza os pequenos gestos do cotidiano.
c) É consensualmente aceito que, nas redes sociais, a prática de repostar textos escritos por outros(as) autores(as) em páginas pessoais contribui para aumentar a circulação de fake news. A publicação do Texto 6, por exemplo, reforça a ideia de que é normal as mulheres serem vítimas de violência, especialmente no trecho “Por hora, dou é grito e susto”.
d) Nas redes sociais, o movimento de se apropriar de textos escritos por outros(as) é bem-vindo, desde que citada a fonte, para não ser caracterizado como plágio. A repostagem do Texto 6 em uma página pessoal passa para o leitor a informação de que a pessoa está vivendo um relacionamento conturbado e que não sabe como sair dessa situação.
e) Nas redes sociais, circulam textos de quaisquer autores(as), mas a autoria dos textos que são postados nas páginas pessoais é bastante duvidosa. A autoria do Texto 6, por exemplo, dificilmente pode ser atribuída a Adélia Prado, pois, em sua produção poética, essa autora tematiza o amor sacrificial, no qual a figura feminina se submete à masculina.

Mais conteúdos dessa disciplina