Logo Passei Direto
Buscar
Na década de 1940, Franz Alexander desenvolveu a ideia de que os conflitos psicológicos do indivíduo poderiam causar determinadas doenças. Quando os médicos não conseguiam encontrar agentes infecciosos ou outras causas diretas para a artrite reumática, Alexander ficava intrigado pela possibilidade de que fatores psicológicos pudessem estar envolvidos. Ele está se referindo ao ramo da medicina que se concentra no diagnóstico e tratamento de doenças físicas causadas por processos mentais deficientes, que é chamado de: *
a) Determinantes na saúde
b) Medicina Psicossomática
c) Medicina Comportamental
d) Modelo Biomédico
User badge image
Questões para Estudantes

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Franz Alexander é conhecido por seu trabalho na área da medicina psicossomática, que investiga como fatores psicológicos podem influenciar a saúde física e causar doenças. Ele focou na relação entre conflitos psicológicos e doenças físicas, como a artrite reumática, sugerindo que aspectos mentais podem ter um papel significativo na manifestação de condições físicas. Analisando as alternativas: a) Determinantes na saúde - Refere-se a fatores que influenciam a saúde, mas não é um termo específico para a relação entre mente e corpo. b) Medicina Psicossomática - Este é o termo que descreve a área que estuda como fatores psicológicos podem causar doenças físicas, sendo a resposta correta. c) Medicina Comportamental - Embora envolva aspectos psicológicos, não é especificamente focada na relação entre mente e doenças físicas. d) Modelo Biomédico - Este modelo foca nas causas biológicas das doenças, sem considerar os fatores psicológicos. Portanto, a alternativa correta é: b) Medicina Psicossomática.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Assinale a alternativa incorreta quanto ao papel do interconsultor.
a) 0 papel da psicologia no ambiente hospitalar é bastante amplo, sendo assim o interconsultor psicológico tem um trabalho complexo a desempenhar, que vai englobar três principais níveis de atividade: assistência psicológica a pacientes, famílias e equipe de saúde; realização de pesquisas científicas e promoção de conhecimentos teórico-técnicos. O psicólogo envolve-se em atividades psicoterapêuticas, preventivas e pedagógicas; tendo como função primordial ser um agente de mudança na instituição de saúde.
b) 0 papel do psicólogo na interconsulta pode basear-se no trabalho de psicologia hospitalar. Ele tem a função de apoiar, informar (e certificar-se que a informação foi compreendida) e intervir em aspectos relacionados à saúde bio-psico-socio-espiritual do paciente, sua família e equipe; promover um relacionamento saudável entre equipe, família e paciente; colaborar na comunicação e relacionamento da equipe de saúde; informar à equipe, respeitando a ética, sobre aspectos importantes relacionados ao trato ou entendimento da situação do paciente naquele contexto específico; promover atividades de ensino e pesquisa visando divulgar e aprimorar conhecimentos.
c) 0 serviço de interconsulta em saúde mental pode oferecer intervenções terapêuticas focais que dêem suporte ao tratamento oferecido por médicos generalistas, o que reforça o cuidado ao paciente compartilhado pela equipe.
d) 0 interconsultor tem também como função auxiliar no entendimento das reações da família, da equipe e do paciente. Pode ajudar na identificação e no manejo de reações mal adaptativas ao estresse. Pode servir de suporte para a equipe responsável pelo paciente, a qual, em momentos difíceis, pode perder a capacidade decisória, o equilíbrio emocional e/ou a habilidade de conduzir a situação
e) Ainda como importante papel do interconsultor, pode-se citar, quando necessário, a prescrição de psicofármacos (quando, neste caso, o interconsultor for um médico psiquiatra. Sendo outro profissional de saúde, tem como função solicitar parecer psiquiátrico para avaliação da necessidade medicamentosa); assim como intervenções psicológicas pertinentes à situação hospitalar. Reuniões com médicos e outros profissionais da equipe de saúde podem ser solicitadas, mas não configuram uma interconsulta.

Sobre os conceitos de interdisciplinaridade, Multidisciplinaridade e Transdisciplinaridade, assinale o item incorreto.
a) Em uma equipe interdisciplinar há possibilidade de troca de instrumentos, técnicas, metodologia e esquemas conceituais entre as disciplinas. Assim, trata-se de um diálogo que leva ao enriquecimento e transformação das disciplinas envolvidas. A interdisciplinaridade implica na interação de diferentes disciplinas científicas sob a coordenação de uma delas.
b) A transdisciplinaridade diz respeito a uma compreensão que transcende o âmbito de cada disciplina e surge através da articulação que possibilita o surgimento de uma nova visão da natureza e da realidade. A equipe que funciona segundo uma dinâmica transdisciplinar tem sua coordenação assegurada por referência a uma finalidade comum, com tendência à horizontalização das relações de poder. Cria-se um campo novo com autonomia teórica e metodológica com relação às disciplinas que o compõe.
c) A multidisciplinaridade como um conjunto de disciplinas que trata, simultaneamente, de uma dada questão, sem que os profissionais implicados estabeleçam efetivas trocas entre si. Neste caso, cada especialista emprega sua metodologia, baseado em suas hipóteses e teorias, sendo que o objeto em questão é visto sob múltiplos pontos de vista, numa justaposição de conhecimentos; ou seja, o mesmo tema é abordado sob ângulos variados, não existindo a perspectiva de síntese.
d) Na interdisciplinaridade há possibilidade de troca de instrumentos, técnicas, metodologia e esquemas conceituais entre as disciplinas, uma troca contínua, porém sem coordenação.

0 adoecimento traz em si uma desorganização da vida do paciente, provocando várias transformações em sua subjetividade (CHIATTONE, 2011). Essa desorganização pode envolver mudanças de hábitos, de identidade (despersonalização) e muitas vezes o paciente pode acabar se tornando apenas mais um número de CID e de leito (ESTIVALET, 2000). Quanto ao papel do Psicólogo Hospitalar diante do adoecimento, assinale o item incorreto.
a) Junto com a equipe multidisciplinar surge a figura do psicólogo com o intuito de escutar e acolher o sofrimento do indivíduo frente as suas principais dificuldades no que tange essa fase.
b) 0 objetivo do psicólogo hospitalar é auxiliar o paciente em seu processo de adoecimento, visando à minimização do sofrimento provocado pela hospitalização, devendo prestar assistência ao paciente, seus familiares e a toda equipe de serviço, levando em conta um amplo leque de atuação e a pluralidade das demandas.
c) A atuação do profissional da psicologia no contexto hospitalar não se refere apenas à atenção direta ao paciente, refere-se também a atenção à família e a equipe de saúde, com o objetivo de promover mudanças, atividades curativas e de prevenção, além de possibilitar a diminuição do sofrimento que a hospitalização e a doença causam no sujeito.
d) Conjuntamente com o enfoque da humanização e do atendimento em saúde, a interdisciplinaridade é uma das bases da tarefa do psicólogo que adentra no hospital, pois partindo desse pressuposto o sujeito doente deve ser considerado biopsicossocial.
e) Durante o adoecimento e hospitalização, a humanização se torna algo muito necessário, sendo o Psicólogo o agente humanizador desse contexto, somente.

Mais conteúdos dessa disciplina