Logo Passei Direto
Buscar
Assinale a alternativa correta que o Código Penal prevê como definição para "crime doloso".
A) Quando o agente inicia a execução, mas não a consuma por circunstâncias alheias à sua vontade.
B) Quando o agente, voluntariamente, desiste de prosseguir na execução ou impede que o resultado se produza, só responde pelos atos já praticados.
C) Quando o agente quis o resultado ou assumiu o risco de produzi-lo.
User badge image
Questões Para o Saber

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Para identificar a definição correta de "crime doloso" segundo o Código Penal, vamos analisar as alternativas: A) Quando o agente inicia a execução, mas não a consuma por circunstâncias alheias à sua vontade. - Esta definição se refere a um crime tentado, não a um crime doloso. B) Quando o agente, voluntariamente, desiste de prosseguir na execução ou impede que o resultado se produza, só responde pelos atos já praticados. - Esta definição se refere à desistência voluntária, que não caracteriza um crime doloso. C) Quando o agente quis o resultado ou assumiu o risco de produzi-lo. - Esta é a definição correta de crime doloso, pois envolve a intenção ou a aceitação do risco de causar o resultado. Portanto, a alternativa correta é: C) Quando o agente quis o resultado ou assumiu o risco de produzi-lo.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Majoritariamente, a doutrina conceitua crime como sendo um fato típico, ilícito e culpável. Como elementos do fato típico estão a conduta, o resultado, o nexo de causalidade e a tipicidade.
Com relação a tais elementos, assinale a afirmativa correta.
A) Não há crime sem resultado jurídico.
B) Na teoria finalista da ação, o dolo e a culpa devem ser analisados na antijuridicidade.
C) A coação moral irresistível, diferentemente da resistível, afasta a própria conduta e, assim, a tipicidade.
D) Para que seja reconhecida a tipicidade material, basta a simples adequação da conduta ao tipo penal.
E) A superveniência de causa relativamente independente que, por si só, produza o resultado, faz com que o agente apenas responda pelo resultado a título de culpa.

Considerando a relação causal entre conduta e resultado típico, assinale a opção correta.
a) A concausa preexistente absolutamente independente reforça o nexo entre a ação do agente e o resultado, não retirando a consumação do crime praticado pelo ofensor.
b) A causa superveniente relativamente independente não exclui a imputação do fato ao agente, ainda que tenha produzido o resultado por si só.
c) A teoria da imputação objetiva prevê que não haverá nexo de causalidade se o agente atuar dentro do risco permitido, mesmo que a sua conduta gere resultado previsto em lei como crime.
d) A causa preexistente relativamente independente à conduta do agente não configura o nexo causal da ação do sujeito ativo e, por isso, exclui a imputação do resultado.
e) A teoria naturalística, adotada em caso de omissão, dispõe que não há relevância causal entre a conduta omissiva do garantidor e o resultado material ocorrido quando ele poderia e deveria agir.

Mais conteúdos dessa disciplina